A agência de pesquisas Mintel acaba de divulgar o que, segundo seu levantamento, seriam as três principais tendências para o mercado de beleza e de cuidados pessoais em 2025. Verdade seja dita, alguns desses movimentos já vêm acontecendo e – a que tudo indica – prometem ganhar mais força, já que são inspirados por fatores como questões ambientais, desejo de personalizar os cuidados de beleza e saúde e o foco maior no bem-estar.
Beleza atrelada à mudança climática
As tendências do relatório da Mintel apontam para um consumidor que pretende reunir o melhor dos dois mundos quando o assunto é cosmético. Na prática, ele dará cada vez mais preferência às marcas que têm valores e práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, oferecem produtos inteligentes, criados para atender as diferentes necessidades fisiológicas da pele diante das mudanças climáticas constantes e abruptas que já estamos vivenciando.
Cuidado cada vez mais personalizado
É nítido que o consumidor vem se mostrando cada vez mais capaz de assumir o controle sobre sua rotina de beleza. E a previsão é que em 2025 ele poderá fazer isso com mais eficácia ao contar com a ajuda da tecnologia e, mais especificamente, da inteligência artificial – isso a partir da criação de, por exemplo, dispositivos e produtos que avaliem a pele, otimizem a experiência do usuário e atendam sua demanda por cuidados mais individualizados, personalizados e com benefícios de saúde cutânea a longo prazo. Neste ponto, a beleza regenerativa entra como conceito-chave.
Beleza associada ao bem-estar
Segundo a analista da Mintel, Mariana Rocha, as tendências também indicam o fortalecimento da neurociência, em que a inovação contempla o cuidado de beleza associado ao de saúde e bem-estar. Para tanto, são previstos cosméticos que ofereçam experiências sensoriais, de conforto, desaceleração e relaxamento. Aqui, vale fazer uma ressalva, a de que esse conceito do slow living esbarre no ritmo dos lançamentos. É esperar para ver.