Todo ano, já há três anos, a Ecglobal faz uma pesquisa a partir do Net Love Score (NLS), um indicador que mede fatores e dinâmicas que conectam pessoas a marcas de maneira emocional de forma quantitativa e qualitativa. “Buscamos entender esse amor, mas não como algo aspiracional. É um amor de quem realmente usa, gosta, se encanta e se conecta”, explicou a CEO da Ecglobal, Adriana Rocha, ao Meio & Mensagem.
Na edição de 2024, foram entrevistadas quase 3.500 pessoas das gerações X, Y e Z, de diferentes classes sociais e regiões do Brasil, que descreveram suas marcas queridinhas em 29 categorias. Confira alguns dos melhores e mais inspiradores achados desse levantamento:
• As marcas que se mostraram parceiras dos consumidores durante a pandemia saíram na frente no ranking das love brands.
• As mudanças de posições bem como a entrada e saída das empresas no ranking mostra que o amor do consumidor é flexível. E, manter o relacionamento e a conexão envolve inúmeras questões, como bem-estar ao usar o produto, nostalgia, qualidade e preço.
• A competição acirrada e a crescente entrada de marcas emergentes no mercado, muitas delas com valores bastante atrativos, pode fazer até grandes companhias perderem seu posto no top 10 das love brands. Foi o que aconteceu com o Boticário, que no ano passado figurou entre as dez mais queridinhas e este ano ficou de fora dessa lista. “A saída de O Boticário ocorreu devido a essa concorrência e é interessante notar que não houve a entrada de outra do mesmo segmento, como a Natura, por exemplo. Ocorreu justamente essa pulverização de marcas emergentes capturando um pouco do share de amor. Ou seja, nenhuma marca está livre da necessidade de consistência”, destacou a account director da Ecglobal, Juliana Dibo.
• Momentos de crise fizeram a busca por custo-benefício entrar forte na rotina do consumidor, intensificando a disputa entre as marcas – um contexto que leva o cliente a se abrir mais para a experimentação de novos produtos e serviços. Esse tipo de descoberta acontece também com marcas novas ou mais baratas que atendem a qualidade desejada, mostrando que essa experimentação é algo que dificilmente vá retroceder.