Todo salão de beleza depende do seu time para funcionar. Dessa forma, é essencial que a camada de gestão consiga contratar profissionais da beleza realmente qualificados, garantindo assim, o sucesso do negócio.
Neste artigo, vamos explicar melhor como fazer essa avaliação para evitar erros.
Como contratar os profissionais da beleza certos?
Quer encontrar os profissionais da beleza com as melhores técnicas e com os valores certos para o seu salão crescer mais? Confira as quatro dicas que separamos!
1. Aplique um teste técnico
Certamente, o portfólio é uma parte importante do processo seletivo para um profissional de beleza. Contudo, é preciso ir além dos registros fotográficos e realmente comprovar a capacidade do candidato.
Os testes técnicos podem ser aplicados de diferentes formas:
- em manequins;
- em algum voluntário;
- durante um período de experiência no salão de beleza.
Nesse último caso, além de conferir as habilidades práticas do profissional, você também pode contar com o feedback dos seus clientes sobre a qualidade do atendimento e o resultado do trabalho.
2. Analise as habilidades comportamentais
Como dissemos no tópico anterior, a qualidade do atendimento é um ponto que pode aparecer no feedback dos clientes sobre um candidato. Afinal, em um salão de beleza é preciso se relacionar com pessoas a todo momento.
Ou seja, as soft skills (habilidades comportamentais) também são importantes para qualquer processo seletivo. Não adianta nada contratar uma pessoa com uma técnica impecável se ela atrapalha a organização do salão e tem problemas com horários, gerando espera e insatisfação dos clientes, não é mesmo?
Por isso, defina uma série de valores importantes para o seu salão e utilize eles como régua dos candidatos. Comprometimento, pontualidade e bom convívio são alguns exemplos do que pode ser avaliado.
3. Peça referências
Durante uma entrevista de emprego, é possível conhecer bastante sobre as pessoas, mas não tudo.
Sendo assim, é importante contar com referências de outros profissionais da beleza e até mesmo de clientes. Essa é a melhor forma de saber como o possível colaborador realmente age no dia a dia, permitindo avaliar se tem fit (ou seja, se combina) com o seu negócio.
4. Utilize as redes sociais
As redes sociais podem te ajudar muito com o ponto anterior, já que é possível pesquisar reviews e comentários sobre os profissionais. Além disso, essa ferramenta é muito poderosa para divulgar o seu salão e atrair mais profissionais e clientes.
Esse tipo de uso das redes sociais é que vai chamar as pessoas qualificadas para o seu negócio, diminuindo o esforço gasto para encontrar novos colaboradores. Conheça a estratégia de atração de talentos para treinar e reter profissionais qualificados!