Segundo pesquisa de mercado realizada pela Beauty Fair em parceria com a Radar Pesquisas, foi constatado que 4 a cada 10 clientes voltaram aos salões de beleza na mesma frequência que antes da pandemia.
A pesquisa aponta para um grande fato: a pandemia alterou de forma significativa o modo como nos relacionamos no mercado da beleza, tendo atingindo os nichos de diferentes formas.
Os dados foram apresentados pelo Diretor-geral da Beauty Fair, Cesar Tsukuda, no último dia 6 de junho, durante o Beauty Fair Summit para donos de salões, que aconteceu no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.
Na ocasião, Cesar Tsukuda falou sobre os diferentes impactos que a pandemia gerou para o setor da beleza e falou, ainda, sobre como os consumidores estão reagindo ao retorno das atividades.
Pesquisa de mercado
A pesquisa realizada pela Beauty Fair, entrevistou 600 consumidores finais e revelou que, aos poucos, os clientes estão voltando a visitar os salões de beleza com a mesma frequência que o período anterior à pandemia.
Segundo o levantamento, 36% dos clientes da classe A já voltaram a frequentar os salões da mesma forma que antes, enquanto 25% dos clientes da classe B e 23% dos clientes da classe C ainda estão voltando.
Os dados apontam para um retorno gradual desses consumidores, com projeções de crescimento para um futuro próximo: 45% dos clientes pretendem frequentar os salões mais vezes que atualmente.
Outra constatação foi a tendência de uma nova realidade entre essas consumidoras, onde 46% das clientes estão conhecendo salões diferentes daqueles que frequentavam antes da pandemia, sendo que entre as razões para isso estão:
- 21% o salão que costumava ir mudou, ficou longe.
- 18% o salão que costumava ir fechou.
- 18% o profissional que gostava mudou de salão.
- 38% quis mudar, conhecer outros salões
- 23% quis um salão mais próximo, o salão que costumava ir fica longe.
- 18% ficou muito caro, mudou para um mais barato.
Os clientes ainda apontaram como principal fator na escolha de um salão de beleza: ser atendido pelo mesmo profissional (16% dos entrevistados).
Para a pesquisa, outros fatores que ainda podem influenciar nessa escolha são: preço (15%), educação dos profissionais (14%), usar marcas profissionais (12%), agilidade no atendimento (9%).
Beauty Fair Summit
O Beauty Fair Summit para donos de salões foi um evento com o selo Beauty Fair, que reuniu grandes nomes da gestão e liderança do país, em um dia de imersão histórico para o canal, com muito aprendizado, networking e descontração.
O encontro proporcionou aos participantes a autoconfiança e a clareza do que fazer para ter um salão mais rentável e mais reconhecido por clientes, parceiros e pela indústria, para quem possui salão de pequeno, médio ou de grande porte.
Os palestrantes, escolhidos a dedo, formaram um time de peso: gestores do mercado da beleza, líderes de multinacionais, esportistas olímpicos e profissionais de tecnologia, todos om o foco no desenvolvimento de donos de salões.
O seleto time de especialistas em gestão de pessoas criaram momentos de aprendizado intenso, transformando a experiência em uma verdadeira imersão que provocou mudanças de mentalidade nos participantes.
Agora a Beauty Fair se prepara para a feira, que acontece entre os dias 3 e 6 de setembro de 2022 – no Expo Center Norte, São Paulo – onde os visitantes encontrarão as melhores marcas de beleza e poderão negociar ou comprar com condições únicas e especiais, além de encontrar oportunidades de atualização profissional.As inscrições para os congressos na Beauty Fair já estão abertas! Faça aqui sua inscrição no congresso de sua preferência e aproveite a oportunidade de garantir seu lugar entre os melhores.