passos para motivar os funcionários de salão de beleza

5 jeitos de motivar funcionários e alavancar o seu negócio

Lidar com funcionários de salão de beleza não é uma tarefa tão simples, mas que pode ser proveitosa se você aplicar essas estratégias.

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Por Redação em 11/04/2022 Atualizado: 20/12/2023 às 12:40

Lidar com funcionários de salão de beleza não é uma tarefa tão simples, pois exige muito conhecimento de gestão – e uma capacidade de liderança ímpar – para nortear uma equipe tão variada em torno do principal objetivo do negócio: atrair e fidelizar clientes.

A diversidade na forma de contratação dessa equipe – seja através da Lei Salão Parceiro, CLT ou por Pessoa Jurídica – pode gerar algumas dificuldades para o gestor do salão de beleza, na hora de formar uma equipe em sintonia.

No entanto, mesmo se tratando de parcerias entre estes profissionais, é importante que o gestor de um salão de beleza entenda que o seu papel de liderança existe e é necessário para orientar a equipe da melhor forma, sobretudo quando se fala em vendas.

Ainda não tem muita certeza de como fazer isso? Neste artigo vou te mostrar um passo a passo para deixar sua equipe mais motivada a vender mais.

Como motivar os funcionários de salão de beleza?

Essa pode ser considerada uma das grandes missões de um gestor de salão de beleza: manter a equipe motivada e unida em torno dos propósitos estabelecidos.

Contudo, a realidade pode ser bem diferente. É comum que os funcionários de salão de beleza estejam desalinhados, ou que não haja  comprometimento suficiente para que o negócio alavanque.

Esses fatores são muito comuns, sobretudo quando a liderança dessa equipe não é feita com objetivos claros e estratégias bem definidas.

Assim, um bom planejamento é fundamental para que os funcionários do seu salão fiquem motivados e para que os resultados sejam promissores. Para isso, algumas medidas são indispensáveis.

1- Alinhe sua cultura organizacional

A cultura organizacional do seu salão de beleza diz respeito aos comportamentos, valores, regras, metas e missão do seu negócio. São princípios que vão orientar a postura de todos os membros do salão.

Definir esses pontos é fundamental para que você e seus colaboradores estejam integrados em torno de um bom planejamento.

Não é incomum presenciarmos rompimento da equipe, abandono de funcionários de salão de beleza, negligência dos colaboradores, tudo porque a cultura do salão não está bem estruturada. 

Com uma cultura organizacional estabelecida, fica muito mais fácil estipular objetivos e demandar tarefas e comportamentos dos funcionários. Por isso, a realização de treinamentos é necessária para o alinhamento desses pontos.

2- Treine sua equipe

Investir em treinamentos é valorizar o profissional que está ao seu lado nas tarefas diárias, comprovando que o seu negócio se preocupa com o desenvolvimento profissional de cada membro da equipe.

Entenda que todo o processo de desenvolvimento do seu salão depende de uma equipe competente e bem alinhada, e a capacitação é uma ferramenta excelente para alcançar isso.

Mesmo aqueles que já são muito excelentes no que fazem precisam atualizar seus conhecimentos para ter um bom desempenho no mercado de beleza.

Nesse caso, invista em cursos para muito além da atividade final dos seus funcionários, pois também é importante focar em atendimento ao público, técnica de vendas, etc. Isso porque dominar esses processos contribui para que a equipe se sinta mais capacitada, confiante e motivada.

3- Valorize as habilidades pessoais

Valorizar habilidades pessoais dos funcionários é reconhecer os potenciais que podem ser explorados e desenvolvidos em cada um, o que pode impactar diretamente nos resultados que se deseja alcançar.

Através disso, você vai reconhecer e recompensar os esforços desempenhados por cada membro da sua equipe, deixando-os muito mais motivados e engajados com as metas do seu salão de beleza.

Você pode fazer isso analisando os pontos fortes de cada um, como: vendas, atendimento ao público, organização administrativa, marketing, etc. Ao identificar esses detalhes, estimule cada membro que desenvolva e atue naquilo que mais casa com suas habilidades.

Não se esqueça: as críticas também devem estar presentes, devem ser assertivas e feitas sempre de maneira privada, nunca comparando seus funcionários em público. Já os elogios podem ser feitos na frente de todos, afinal, quem não gosta de ser reconhecido entre seus colegas?

4- Abra espaço para compartilhamento de novas ideias

Liderar não significa ter que tomar decisões e definir estratégias sozinho. Entender isso pode contribuir para que essa missão seja muito mais tranquila no seu salão. A partir dessa proposta, que tal começar a compartilhar novas ideias e estimular isso entre seus colaboradores?

Faça reuniões periódicas para ouvir todas as sugestões e novas percepções que sua equipe tiver para compartilhar. Traga temas que precisam ser discutidos, como metas, revezamento da equipe, campanhas promocionais, etc.

Essa é uma técnica muito usada em grandes corporações que, além de contribuir para encontrar novas formas de se alcançar as metas, vai ressaltar a importância da sua equipe para o funcionamento do salão de beleza, deixando-a mais motivada e integrada.

5- Mantenha-se atualizado sobre novas estratégias de gestão

Se um salão de beleza não vai bem, a culpa é do líder ou dos funcionários? As técnicas e estratégicas para realização de uma boa gestão em salões estão em constante atualização e aperfeiçoamento. Por isso, é seu dever como gestor estar a par de tudo que há de importante para contribuir com seu negócio. 

Lembre-se: uma equipe bem motivada está diretamente ligada ao modo como ela é liderada. Assim, esteja sempre em busca de novos olhares para a liderança que você exerce, procurando fazer isso com excelência.