Durante o Summit Donos de Salão, que acontece como parte da programação do Hair Summit, a renomada educadora global da beleza Gisele Quintino compartilhou estratégias fundamentais para gestores que desejam transformar seus salões em negócios prósperos e sustentáveis.
Com mais de 20 anos de carreira, Gisele é Chief Strategy Officer da Ecosmetics e já se apresentou em diversos países, como EUA, Portugal, México e Argentina. Reconhecida por sua atuação na área da colorimetria, é responsável pela formação de mais de 15 mil alunos presenciais e 5 mil online. Além disso, é a criadora do papel ecológico para mechas MAGIC FOIL.
Com bagagem técnica e visão estratégica, Gisele estruturou sua palestra em torno de quatro pilares essenciais para o sucesso de um salão — todos ancorados na realidade do setor e voltados à ação prática.
1. Conhecimento técnico: a base da credibilidade e segurança
Para Gisele, o primeiro e mais importante pilar é o conhecimento técnico. A excelência começa pela capacitação da equipe, que precisa estar alinhada, com processos padronizados e linguagem comum. O treinamento contínuo é indispensável para garantir que cada profissional compreenda não apenas a execução, mas também o porquê por trás dos procedimentos. “Trabalhamos com química. E química é ação e reação, você precisa ler os rotulos dos produtos que usa, precisa estudar as fórmulas, os componentes e fazer testes, experimentar o produto de diferentes formas antes de aplicar”, ressalta Gisele.
Ela alerta para os danos causados por práticas negligentes, como o uso excessivo de secadores e pranchas térmicas sem os cuidados adequados, segundo gisele, “O maior vilão é o secador diário e o ferro quente no cabelo, as pessoas não deixam mais o cabelo secar naturalmente e não fazem tratamento em casa para reduzir danos”. Para evitar esses riscos e manter a autoridade do salão, o dono precisa conhecer profundamente a rotina do negócio, não apenas para gerir melhor, mas para não se tornar dependente do conhecimento técnico da equipe.
Para Gisele, contratação de novos profissionais deve seguir critérios rigorosos: formação comprovada, experiência prática, boas indicações e, se possível, uma cartela de clientes ativa.
2. Parcerias, produtos e marcas: estratégia além da venda

O segundo pilar aborda a inteligência na escolha dos produtos e marcas utilizadas no salão. Gisele enfatiza a importância de ler rótulos, compreender composições e não se basear apenas nas recomendações de vendedores, que muitas vezes desconhecem a aplicação prática dos produtos. “Vendedor não é cabeleireiro, ele sabe vender mas não sabe aplicar, não sabe como funciona na prática e nem tem a sua experiência, então não se baseie apenas na fala do vendedor”, pontua.
Ela defende uma gestão cuidadosa de insumos, com foco em precificação correta e controle de custos, o que impacta diretamente na margem de lucro e na experiência do cliente. O conhecimento técnico deve se estender também aos produtos utilizados, como parte da responsabilidade profissional.
3. Estrutura e imagem: o salão começa antes da cadeira
A imagem do salão, segundo Gisele Quintino, é construída muito antes do atendimento presencial. “Antes de sentar na sua cadeira, as clientes da geração Z ‘namoram’ o salão nas redes sociais por meses antes de marcar uma visita“, isso significa que os cabeleireiros precisam ter um bom posicionamento nas redes, e lembrar-se de compartilhar a rotina, o dia-a-dia nos stories. Já no feed, segundo Gisele, é um catálogo de produtos. “Se você publica apenas morena iluminada, só vai aparecer cliente para fazer morena iluminada”, pontuou.
Nessa linha, a gestora reforça que além do ambiente digital, o físico também é fundamental. Os salões devem ser acolhedores, organizados e visualmente atrativos. “Higiene é inegociável — toalhas manchadas e rasgadas devem ser descartadas imediatamente. Se você fosse um rótulo, o que as pessoas leriam sobre você?”.
4. Conquistar e fidelizar clientes: tecnologia e personalização a favor da experiência
O quarto pilar trata da construção de um relacionamento sólido com a clientela. Para Gisele, a presença digital e o uso estratégico da tecnologia são indispensáveis para manter a recorrência. Ela explica que ferramentas de automação que identificam clientes inativos, enviam mensagens personalizadas e notificações de aniversário são fundamentais para criar uma experiência única. “Quem não é visto, não é lembrado”, reforça a palestrante.
Gisele também fala sobre manter um histórico detalhado dos procedimentos realizados. “Tem que cliente que reclama que cada vez que vai no salão o cabelo sai de uma cor diferente, por que a profissional não tem um histórico da consumidora, do que funciona ou não, do que usar ou não, do quanto usou. E é de extrema importancia manter esse registro”.
Visão de futuro: ciência, verdade e experiência
Para além dos quatro pilares, Gisele Quintino instigou os participantes a ampliarem sua visão de negócio, incentivando a exploração de áreas em ascensão, como a terapia capilar. Segundo ela, a nova geração de clientes busca mais do que estética — quer viver uma experiência de cuidado e bem-estar.
Ela também recomenda que os profissionais invistam em formações com especialistas de áreas complementares, como químicos, farmacêuticos e biólogos, ressaltando que o futuro da beleza está cada vez mais próximo da ciência.
E finaliza com uma frase que resume sua filosofia: “Quem não é de verdade, tem prazo de validade.”.
Hair Summit

O Hair Summit acontece de 6 a 8 de Abril no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, com credenciamento gratuito no local do evento.
Já com data marcada, o Hair Summit 2026 vai de 12 a 14 de abril e promete ainda mais conteúdo técnico, inspiração e conexões para profissionais que atuam no universo dos cabelos. Para saber mais, acesse www.hairsummit.com.br.