estratégias de trade marketing

5 estratégias de trade marketing que prometem transformar o varejo

As propostas vão de imersões que incentivam o desejo de compra no ponto de venda até a personalização em escala com uso de tecnologia para criar experiências exclusivas; confira.

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Por Redação em 16/07/2024 Atualizado: 16/07/2024 às 18:13

Para quem não está familiarizado com o termo, trade marketing pode ser resumido como uma prática usada por empresas para destacar seus produtos de forma estratégica nos pontos de venda. Uma ferramenta fundamental para quem não tem um canal direto com o público e deseja estar visível e em posição de competitividade diante do cliente, na hora da compra.

Só aí já dá para imaginar o tamanho do desafio enfrentado pelas marcas, que, para se sobressaírem, estão adotando estratégicas que estão transformando o varejo. As cinco principais por quem deseja se manter competitivo nos próximos anos foram destacadas aqui por Kleber Astolfi, COO da Astéria, que atua no mercado de soluções digitais:

1. Personalização em escala. A personalização é a chave para conquistar os consumidores modernos. Utilizando dados e tecnologia, as marcas podem criar experiências personalizadas em larga escala. Desde ofertas exclusivas até recomendações de produtos, a personalização gera maior engajamento e fidelidade.

2. Experiências imersivas. Criar experiências imersivas no ponto de venda é uma estratégia poderosa para atrair e envolver os consumidores. Na prática, pode-se fazer de instalações interativas até amostras de produtos, com as marcas podendo transformar a simples ida às compras em uma jornada memorável.

3. Integração online e offline. A integração perfeita entre os canais online e offline é essencial para atender às demandas dos consumidores omnichannel. As marcas podem utilizar tecnologias como QR code e aplicativos móveis para conectar esses mundos e oferecer uma experiência consistente em todos os pontos de contato.

4. Colaborações estratégicas. Parcerias estratégicas entre marcas e varejistas podem gerar resultados excepcionais. Ao unir forças, as empresas ganham capacidade de ampliar seu alcance, compartilhar recursos e oferecer ofertas exclusivas que beneficiam ambas as partes e os consumidores.

5. Sustentabilidade e responsabilidade social. Cada vez mais os consumidores valorizam marcas que se preocupam com o meio ambiente e a sociedade. Estratégias de trade marketing que destacam a sustentabilidade e a responsabilidade social das marcas não apenas ressoam com os clientes como também contribuem para um mundo melhor.