No país em que a venda de cosméticos ocupa o 3° lugar no mundo, segundo a Euromonitor, o marketing para perfumarias precisa implementar estratégias para sair à frente da concorrência e dar visibilidade a seus produtos. Essa iniciativa se torna ainda mais urgente considerando que, em 2022, as vendas cresceram expressivamente, tornando o mercado cada vez mais acirrado.
Prova disso é que SmartHint, empresa do Grupo Magalu, apontou em pesquisa recente que perfumaria, cosméticos e saúde figuram entre os segmentos que despertaram maior interesse dos compradores durante o Dia do Consumidor deste ano. Nesse período, por exemplo, o brasileiro teve um ticket médio de R$282,78 para compras em geral, incluindo artigos desse nicho de mercado.
Fica claro que os clientes estão dispostos a pagar por produtos de beleza e bem-estar. Na contrapartida, nem sempre conseguem encontrar o que querem ou, muitas vezes, não são suficientemente atraídos para novidades da beleza. É nessa hora que o marketing entra em ação.
Por isso, separamos 7 ideias de marketing para perfumarias que farão seus produtos serem verdadeiramente enxergados pelo seu público. Confira:
1- Agrupe produtos que vão interessar o mesmo público
Essa é uma estratégia muito usada para produtos de uma mesma marca, mas você pode expandir para artigos de empresas diferentes, sobretudo quando estamos falando de marketing para perfumarias. Monte uma apresentação visual interessante e reúna em categorias que podem ser experimentadas pelos visitantes da loja.
Por exemplo, na campanha de dia dos namorados, você pode agrupar perfumes separados por personalidades. Assim, quando uma pessoa procurar uma fragrância para seu parceiro ou parceira, poderá ir direto no grupo de perfumes para pessoas românticas, enérgicas, fortes ou calmas.
Outra possibilidade é separar em produtos para peles negras, maduras, de mulheres gestantes, etc.
2- Ofereça conteúdo útil dentro da loja
No marketing digital, muito se fala em oferecer conteúdo útil, ou seja, disponibilizar informações que vão servir para o dia a dia do consumidor. Essa mesma lógica pode ser levada à loja física no marketing para perfumarias.
Um bom exemplo é o ritual noturno de skincare, que muitas pessoas fazem ou almejam fazer. Sendo assim, crie um display, acrescente uma placa escrito “Descubra a ordem correta para seu skincare”, numere cada produto de acordo com a ordem indicada pelos dermatologistas e venda-os em combos. Assim, o cliente poderá comprar a experiência completa.
Você também pode criar um cartaz no estilo “Você Sabia?”, contendo dados importantes como, por exemplo, a necessidade de usar filtro solar. Logo abaixo, é claro, deverá expor as marcas de filtro as quais deseja vender mais rápido.
3- Cuide da experiência na loja
Você já notou sua própria loja com o olhar do cliente? Já reparou se tem algum lugar que eles param para observar por mais tempo? Tem algum obstáculo no meio do caminho? O atendimento está persuasivo sem ser invasivo? A música é boa? O cheiro é gostoso?
Seu cliente deve ter uma experiência incrível desde o momento em que olha a vitrine, até a hora do pagamento. Isso envolve treinar seus colaboradores, mas também tornar seu ambiente aconchegante e fácil de ser acessado. Capriche nos detalhes!
4- Crie um espaço instagramável
Não é novidade que hoje as pessoas amam tirar fotos em lugares legais e bonitos. No marketing para perfumarias isso se torna ainda mais importante, pois estamos lidando com beleza e bem-estar.
Dessa forma, separe um lugar, acrescente um fundo bem decorado e com uma iluminação diferenciada para as blogueirinhas da vida real terem seu momento. Você pode usar um fundo com brilho ou com uma folhagem artificial, por exemplo. Também pode apostar em um ring light para as fotos saírem perfeitas.
Essa estratégia não só fará suas clientes felizes como também poderá gerar uma propaganda espontânea ao seu negócio. Para dar um toque final, coloque uma plaquinha super bonita com seu perfil do Instagram.
5- Deixe pequenos produtos perto do balcão
Ao pagar um produto, é fundamental que a cliente repouse o olhar sobre outras possibilidades que poderá levar. Isso porque é mais fácil persuadir uma pessoa a levar outro artigo quando já está no balcão de pagamento.
Pincéis de maquiagem, necessaires, miniaturas de perfumes e shampoos, cremes para as mãos, além de outros pequenos objetos, são perfeitos para esse momento. Além disso, coloque ali também produtos em promoção.
Gostou das ideias? O marketing para perfumarias está ficando cada vez mais sofisticado e, por isso, é fundamental se atentar aos detalhes e lembrar que cada ação realizada na loja faz toda a diferença na hora da venda. Siga nossas dicas e compartilhe com a gente como foi sua experiência colocando as estratégias em prática!