Quando se trata de pequenos negócios da beleza, a maioria dos clientes opta por pagar via PIX. O segmento ocupa o 4° lugar no ranking dos consumidores que tem preferência por essa forma de pagamento. Fica atrás somente dos setores de Economia Criativa, Serviços Pessoais e Artesanato.
Os dados são da 1ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, que ofereceu um panorama geral sobre os empreendedores brasileiros. O levantamento contou com 6.028 respondentes de todos os 26 estados e Distrito Federal (DF).
Segundo o estudo, os pequenos negócios da beleza também recebem pagamento via cartão de crédito (26%), dinheiro (20%), cartão de débito (5%) e outras formas (5%). Os números indicam que pequenos salões de beleza e perfumarias de bairro se adaptaram rapidamente ao PIX e não precisam mais arcar com taxas elevadas exigidas pelos serviços de máquinas de cartão.
Desafios dos pequenos negócios de beleza
O estudo também identificou que 36% dos pequenos negócios de beleza aumentaram seu faturamento em relação ao ano passado, evidenciando uma clara recuperação. No entanto, 38% dos custos desses estabelecimentos ainda estão relacionados a pagamentos de dívidas, um alto percentual que impede os empreendedores de aumentarem seus lucros.
Além disso, a maioria dos pequenos negócios de beleza não trabalham em imóvel próprio e, para dificultar, tiveram reajuste no valor do aluguel recentemente. Dessa forma, 53% afirmou pagar aluguel no estabelecimento onde funciona e 41% tiveram esse valor reajustado pelo proprietário nos últimos 3 meses.
Quando perguntados o que traz mais dificuldades para o sucesso de seus negócios, a área de beleza responde da seguinte forma:
- 34% aumento com os custos
- 33% falta de clientes
- 11% dívidas com empréstimos
- 4% dívidas com impostos
- 6% pandemia
- 5% dívidas com fornecedores
É alto o percentual de pequenos negócios da beleza que acusam a falta de cliente como um dos desafios principais, deixando clara a necessidade desses estabelecimentos investirem em conhecimentos de gestão de salão e em boas práticas para atrair e fidelizar consumidores.
Visão de negócio
Mesmo frente aos desafios atuais, 48% dos participantes realizou algum investimento em seus negócios nos últimos 3 meses, principalmente no que se refere à compra de máquinas e equipamentos (25%).
Nesse cenário, 49% ainda tem muitas dificuldades para manter seu pequeno negócio de beleza, mas 21% acredita que os desafios provocaram mudanças valiosas para seus contextos.
Por fim, passada a pior fase da pandemia e com os clientes retornando, os empreendedores da beleza estão menos aflitos. O percentual passou de 64% em fevereiro de 2021 a 49% em agosto de 2022.