No setor da beleza, um dos crescimentos que mais vem se destacando é o da beleza segmentada, com consumidores buscando atendimentos especializados e que oferecem experiências personalizadas. Traduz bem esse movimento um levantamento recente feito pelo Sebrae, que deu conta que entre janeiro e setembro de 2024 foram abertos em todo o país mais de 170 mil pequenos negócios distribuídos entre cabeleireiros, manicures e pedicures, atividades ligadas à estética e lojas de cosméticos. Isso significa a inauguração de 700 estabelecimento por dia, ou quase 30 por hora, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
A estes novos empresários, a analista de competitividade do Sebrae, Maria Consuelo, reforça que capacitação e treinamento são fundamentais para o sucesso dos negócios. “Temos visto que tanto os empresários dos pequenos negócios, quanto os prestadores de serviço como MEI, precisam muito de informação, de conhecimento, tanto no aspecto técnico, para melhor oferecer seu produto ou seu serviço, quanto no gerenciamento desse negócio, na gestão dessa atividade”, diz ela, lembrando que o Sebrae oferece cursos gratuitos, inclusive pelo WhatsApp, além de orientações nas unidades da instituição distribuídas por todo o Brasil.
Beleza especializada
Maria Consuelo dá 7 dicas para que os negócios do setor de beleza e cosméticos cresçam e aumentem o faturamento:
1. Realize atendimentos mais especializados, personalizados, que ofereçam experiências focadas no estilo de cada cliente. O Brasil tem uma diversidade étnica muito grande e há produtos e serviços para cada tipo de pessoa.
2. Atente para a sustentabilidade, buscando produtos mais naturais e responsáveis socialmente. Hoje vivemos, de fato, questões climáticas que estão exigindo mais responsabilidade social de quem consome e também de quem produz.
3. Tenha presença digital e e-commerce de forma atrativa, dinâmica e que gere uma imagem positiva para o seu negócio. Dissemine comportamentos, produtos e serviços que se conectem com o público. Isso vale especialmente para a geração Z, que tem seus hábitos de consumo já totalmente adaptados aos meios digitais.
4. Inove, seja na forma de atuar, no atendimento, na inclusão, diversidade e pertencimento. Ofereça experiências para que o cliente se sinta satisfeito e retorne.
5. Use a inteligência artificial e outras ferramentas que ajudem no atendimento dos consumidores, incluindo dicas de produtos a partir de informações que apoiam o cliente na escolha dos itens mais adequados às suas expectativas.
6. Ofereça bem-estar, já que se percebe atualmente uma forte tendência para o autocuidado, o autoconhecimento, de identificação do estilo que expresse a identidade de cada consumidor. As pessoas estão buscando produtos e serviços que atendam às suas necessidades mais individuais.
7. Abra seu olhar para a exportação. Várias marcas de pequenos negócios têm grande potencial para serem exportadoras, pois oferecem produtos excelentes, marcas nacionais e diferenciadas. Para isso, é necessário se capacitar, um apoio também oferecido pelo Sebrae.