Já está mais do que estabelecido que, hoje, o cliente não deseja apenas consumir, ele quer experiências personalizadas. Para atender essa demanda a solução está no uso da inteligência artificial, recurso que 9 em cada 10 varejistas planejam implementar até 2025, segundo o levantamento Perspectivas da Agenda CIO 2023 para a Indústria e Varejo, da Gartner.
Isso explica por que, de acordo com o mesmo estudo, 8 em cada 10 varejistas aumentaram o investimento em tecnologias na loja de 2022 para 2023; e viram que essa personalização impulsionada por IA pode ser um grande acelerador de receitas.
Na prática, a IA pode ser usada para melhorar a experiência tanto de clientes quanto de funcionários quando utilizada para obter insights em tempo real sobre, por exemplo, o comportamento do consumidor, níveis de estoque, tráfego de pessoas na loja física e virtual e tendências de vendas. As possibilidades são incontáveis, e adaptáveis para todo tipo de negócio e objetivo comercial; o que mostra que ignorar a IA pode custar caro para uma marca.