A tendência das collabs entre marcas de cosméticos e de alimentos

Por trás da inusitada colaboração está a estratégia de conquistar o consumidor adulto por meio da nostalgia e da diversão.

< 1 minuto de leitura

Foto: divulgação
Por Redação em 26/11/2024 Atualizado: 26/11/2024 às 18:16

Notas gourmand não são uma novidade na indústria da beleza, especialmente quando o assunto é perfume. Mas, o que se tem visto nos últimos tempos é uma upgrade dessa junção para uma parceria na qual se associa a marca de beleza à de um alimento propriamente dito. Há excelentes cases, como o da Carmed se unindo à Fini, isso em 2022, para lançar um hidratante labial com cheirinho de bala. O objetivo inicial era atrair o público infantil, mas quem caiu de amores pelo lançamento foi o consumidor adulto, atraído por uma nostalgia da infância. Resultado: o produto se reposicionou como divertido, ganhou intensa divulgação espontânea nas redes sociais e gerou tamanha curiosidade de experimentação a ponto de promover uma corrida às farmácias, que ficaram sem estoque.

Como na indústria da beleza a criatividade não tem limites, o que vemos agora é uma nova onda de lançamentos que ganham não só pela memória afetiva, mas também pela diversão, como é o caso destes:

  • A união de Mari Maria MakeUp e Burger King extrapolou a criação de cosméticos e rendeu uma edição limitada de glosses, que só podem ser adquiridos na compra de um combo no fast-food que leva o nome da influenciadora.
  • Nem a categoria esmalte ficou de fora da tendência, já que Risquè e Doritos acabaram de apresentar oito esmaltes em cores tão vibrantes quanto os tons das embalagens do salgadinho.
  • Pegando o Natal como gancho, a Carmed e a Bauducco anunciaram um hidratante labial com aroma de chocotone.
  • Outra collab que levou nota 10 em criatividade foi a Carmed ter feito seu icônico hidratante labial com sabor de hambúrguer grelhado no fogo para celebrar o dia da mentira. Detalhe: o produto não foi vendido, mas ganhou uma amostra dele quem passou no Burguer King.