Para descobrir onde se faz o loiro perfeito ou qual o salão está dando bons descontos, o cliente faz uma busca na internet – seja pelo celular, tablet ou computador. E, se você não aparecer na rede, não fica conhecido, diminuindo suas chances de crescer profissionalmente. Quando falamos em busca, logo pensamos no Google. E essa plataforma tem uma ferramenta grátis que pode mudar a forma como você lida com sua clientela.
O Google Meu Negócio permite ao proprietário do salão administrar informações básicas, que incluem endereço, telefone e horário de funcionamento, entre outras funcionalidades. “Sabemos que 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços, mas 40% das pequenas e médias empresas do Brasil ainda não voltaram sua atenção ao ambiente digital. Isso mostra que ainda há muito espaço para conquistar clientes organicamente. E o Google Meu Negócio é um aliado ideal para este público”, comenta Rafael Azevedo, líder de produto para Google Meu Negócio na América Latina.
Criar um perfil tem muitos benefícios. Foi o que descobriu a hairstylist Clariana Faria, do salão Clary Faria, em São Paulo. “Há três anos estou no Google e percebo muitas vantagens. Todos os dias aparecem clientes que acharam a minha empresa por pesquisa na internet”, diz. “Muitas delas estão pesquisando sobre mechas e descobrem meu salão e meu endereço. É importante para o cliente ver o perfil antes e até mesmo atestar que a empresa realmente existe”.
Só de você ser encontrado no Google já vale a pena. Mas não é tudo. “É claro que outras empresas que têm cadastro também podem ser localizadas, então quem tem o perfil mais completo e com mais depoimentos positivos acaba se destacando. E, como sabemos, o Google é o primeiro local onde as pessoas buscam por salões e serviços na internet. Ter um perfil organizado ajuda a conquistar novos clientes”, recomenda Bruna Maia, consultora e professora de Marketing Digital.
Por onde começar
Depois de se cadastrar na plataforma, preencha as informações sobre o seu negócio com o máximo de dados possíveis. Quanto mais completo, melhor. Inclua ainda imagens que possam chamar a atenção da clientela. “Minha primeira dica é deixar o perfil bem completo e sempre atualizado. Fique atento ao horário de funcionamento, principalmente em feriados e datas comemorativas. Use fotos bonitas e de qualidade. Isso pode fazer toda a diferença na hora que um cliente novo está em busca de um salão de beleza para fazer um agendamento”, lembra a consultora.
Outra dica é interagir e se comunicar com os consumidores, sempre respondendo as perguntas ou comentários. Isso ajuda a atrair e manter um relacionamento mais próximo com eles. Uma pesquisa do Google mostra que os consumidores consideram empresas que respondam às avaliações 1,7 vezes mais confiáveis do que aquelas que não.
“É importante também estar atento a atualizações no aplicativo. Recentemente, disponibilizamos a opção de inserção do logotipo da empresa no perfil, a possibilidade de adotar uma imagem de capa, a opção de fazer upload simultâneo de fotos e a capacidade do recurso carrossel para destacar as imagens mais recentes, a oferta de boas-vindas para novos seguidores e link encurtado”, explica Rafael Azevedo.
Crie seu site
O Google Meu Negócio tem também a opção de página na web gratuita, que pode ser feita em poucos minutos. Há algumas limitações de layout e funcionalidades, mas vale a pena para quem não tem endereço on-line. “Ao criar o site, usamos automaticamente as informações e fotos presentes no perfil. É possível personalizar com seus próprios temas, fotos e textos. O site é atualizado sempre que o empresário alterar as informações da empresa ou postar novas imagens. Além disso, já é otimizado para smartphones e tablets”, completa.
Mas fique atento; alguns detalhes podem ter um efeito rebote. “Erros de português e de digitação não costumam causar boa primeira impressão. Evite ainda informações desatualizadas, mensagens e comentários de cliente sem resposta e fotos com qualidade ruim ou ambientes bagunçados”, lembra Bruna Maia.
Para chamar ainda mais a atenção, invista em anúncios. Dentro da plataforma há uma opção para o Google Ads, ou seja, mostrar seu salão para mais clientes de acordo com a segmentação e as palavras-chave escolhidas por você. Ele irá vincular seu anúncio não só na pesquisa Google, como também em sites parceiros ou até mesmo no YouTube, se desejar. Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato de um novo cliente com seu trabalho, então, capriche!