As estratégias da Dalla ao investir em produtos sazonais e trends antes que envelheçam

A fundadora da marca, Eliane Dalla, conta como calcula os riscos de lançar produtos que são febre nas redes e como consegue ter agilidade para chegar ao consumidor enquanto a demanda está alta.

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FigCaption Imagem: Divulgação
Por sam em 14/06/2025 Atualizado Atualizado: 14/06/2025 às 10:00
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A Dalla Makeup, fundada por Eliane Dalla, tem se destacado no mercado de cosméticos veganos ao lançar produtos sazonais e em alta nas redes sociais, como o Lip Oil de Pamonha, criado com base em testes de mercado e direcionado a um público que consome pamonha diariamente em Goiás. A marca se destaca pela agilidade no desenvolvimento de produtos, com uma equipe interna que permite rápida execução e adaptação às tendências. Com uma variedade de linhas que atendem diferentes públicos, a Dalla também investe em embalagens premiadas e participa do TikTok Shop Brasil, aproveitando a plataforma para aumentar sua visibilidade e fortalecer sua marca. A escuta ativa do consumidor é um pilar fundamental, permitindo à Dalla ajustar suas formulações conforme as demandas do público.
Resumo supervisionado por jornalista.

Com nove anos recém-completados, a Dalla Makeup, marca brasileira de cosméticos veganos e conectada com o público jovem, tem se destacado pela postura ousada. E ela acontece em várias frentes, desde a criação de embalagens (várias delas premiadas) ao lançamento de produtos que estão bombando nas redes sociais ou são sazonais e têm apelo inusitado. Para citar exemplos, foi assim com a linha de maquiagens Ursinhos Carinhosos, com os cosméticos combinados com bonequinhos Labubu e, mais recentemente, com o Lip Oil de Pamonha, que pega carona nas festas juninas.

Diversão e fofura à parte, quem é do setor da beleza sabe dos riscos de fazer investidas em cosméticos tão datados. E foi para entender a matemática de sucesso que vem sendo adotada pela Dalla Makeup que conversamos com a fundadora da marca, Eliane Dalla; acompanhe.

Hoje, a ousadia é uma característica bastante admirada e estimulada no mercado da beleza, por outro lado, ela pode ser arriscada para as empresas e marcas. Como vocês calculam se vale ou não investir em produtos temáticos ou que seguem trends das redes sociais, como é o caso do recém-lançado Lip Oil Pamonha? 

“É sempre um risco calculado. O Lip Oil de Pamonha, por exemplo, foi criado para ser vendido principalmente em Goiás, onde o consumo de pamonha não é sazonal e, sim, diário. E fizemos vários testes com o público para sermos o mais assertivos possível e criarmos um item que fosse viral também, por isso optamos pelo lançamento nacional em uma época perfeita, que é a da festa junina. Vale destacar que somos cautelosos ao criar um produto com esse tipo de perfil, tanto que apresentamos um lote piloto em uma quantidade reduzida. Porém, no caso do Lip Oil de Pamonha, fomos surpreendidos positivamente e vendemos em menos de uma hora todo o estoque, e tivemos que refazer o lote três vezes em menos de cinco dias de lançamento!”

A dinâmica das redes sociais é intensa, bem como a perecibilidade das coisas. Como vocês fazem para garantir que os produtos lançados atendam a demanda a tempo, enquanto a trend está bombando? 

“A Dalla tem a vantagem de sua equipe de desenvolvimento ser interna e gerida pela própria dona da marca, que é quem cria os produtos e acompanha todo o processo. Então, conseguimos que esse caminho seja curto e dinâmico. Em relação às aprovações dos lançamentos, estudamos bastante o mercado e ficamos sempre atentos às tendências para que sejamos rápidos na execução. Isso é possível mesmo com a terceirização da produção, já que temos parceiros de longa data que nos ajudam a cumprir prazos e nos permitem disponibilizar as novidades em todos os nossos canais de venda, que incluem a venda aos lojistas, aos distribuidores e a direta ao público, por meio do nosso e-commerce.”

Vocês seguem uma linha de cosméticos divertidos, ultra coloridos, com cheiros que remetem a doces e têm uma pegada infantil, mesmo os produtos não sendo indicados para crianças. Dito isso, quem é o público da Dalla?

“Somos uma marca democrática, tanto que temos várias linhas. A mais fun delas é a dos Ursinhos Carinhosos, que foi nossa primeira licença e nos permitiu criar produtos nostálgicos para quem assistia esse desenho quando era criança e agora é adulto. Ela é um sucesso porque, além de ter qualidade, o consumidor adora produtos nostálgicos. Prova de que atendemos públicos diversos é que também temos linhas como a My Secret, de alta performance para uso profissional; a Ritual, embasada na neurociência e produzida com óleos essenciais; e a Bem Querer, que foi a primeira linha zero plástico da América Latina.”

As embalagens da Dalla são um espetáculo à parte. Pode falar sobre a criação e produção delas? 

“As embalagens realmente são um ponto forte nosso, tanto que temos sido premiados todos os anos por trazermos novidades e diferenciação ao mercado. Isso nos orgulha muito, assim como o fato de que todas as nossas embalagens são nacionais e de que temos parceiros incríveis que nos ajudam a tirar os sonhos do papel.”

A Dalla foi uma das marcas escolhidas para o piloto do TikTok Shop Brasil. O que pesou nessa escolha e quais ganhos a investida nesse canal trouxe para a empresa? 

“Para nós, é uma alegria poder participar de um marco nas vendas online do Brasil, pois sabemos da importância desse projeto e estamos animados em fazer parte dele. A visibilidade e a facilidade da venda no TikTok Shop é muito interessante comercialmente e para o nosso branding também.”

Especialistas da área têm dito que a próxima revolução do mercado de beleza começa com escuta e não com lançamento; escuta no sentido de decodificar o que o consumidor quer. Como é a comunicação de vocês com o seu público? 

“A escuta ativa sempre foi um dos nossos pilares. Prova disso é que já refizemos formulações inteiras para atender melhor o nosso público. A rede social é um excelente canal para estreitar laços com o consumidor e ter respostas rápidas para várias dúvidas durante a criação e desenvolvimento de um produto.”