Aspa Cosméticos comemora 60 anos de Brasil com rebranding 

Como uma marca sessentona conquistou a geração Z, segue tendo seu primeiro produto como referência para profissionais e os planos de entrar no segmento de dermocosméticos.

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Imagem: Divulgação
Por Shâmia Salem em 09/05/2025 Atualizado: 09/05/2025 às 08:30
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A Aspa Cosméticos, que recentemente completou 60 anos no Brasil, está passando por um rebranding para se modernizar e conquistar a geração Z, mantendo sua tradição e qualidade em cosméticos em aerossol. Com um crescimento de 15% projetado para 2024 e uma expectativa de 35% para 2025, a empresa investe em inovação e ampliação de seu portfólio, que inclui produtos para cabelo e maquiagem. A marca tem fortalecido sua presença digital e realizado parcerias com influenciadores para se conectar com o público jovem, e planeja lançar uma linha de dermocosméticos no futuro. Na próxima Beauty Fair, a Aspa terá um estande para apresentar seus lançamentos e celebrar seu legado.

Resumo supervisionado por jornalista.

A inundação de marcas jovens no mercado tem levado empresas com décadas de existência a passarem por um rebranding. Em comum, muitas também têm apostado no resgate da própria história, como forma de apresentar seus valores, expertise e segurança para as novas gerações, bem como mostrar que estão mais atuais do que nunca, isso a partir de lançamentos, inovações tecnológicas e investimento em novos segmentos. Esse é o caso da Aspa Cosméticos, que só de Brasil acaba de completar 60 anos, comemorados com uma repaginada que tem se mostrando capaz de conquistar a geração Z e se manter como referência em cosméticos em aerossol. Essas são apenas algumas das proezas da marca, contadas nesta entrevista exclusiva com a presidente da companhia, Rose Giocaris, que fala ainda dos planos para o futuro, que incluem entrar no segmento de dermocosméticos e ampliar sua presença no mercado sul-americano; acompanhe. 

De 2023 para 2024, a Aspa registrou um crescimento de 15%, impulsionado pelo lançamento de novas linhas e pela reestruturação da marca. Para 2025, a projeção é de um crescimento da ordem de 35%; no que vocês se apoiam para esperar esse aumento tão expressivo?

Nosso crescimento tem sido impulsionado por uma estratégia sólida de inovação, reposicionamento de marca e expansão de mercado. Em 2024, consolidamos novas linhas de produtos e fortalecemos nossa presença digital, o que ampliou nosso alcance. Para 2025, apostamos na ampliação da distribuição, na entrada em novos segmentos de mercado e na crescente demanda por produtos de alta performance e qualidade. 

O carro-chefe da Aspa continua sendo o spray para cabelo. Qual o segredo para esse produto, criado nos anos 1960 pela fundadora da marca, Aspásia Giokáris, continuar fazendo sucesso e sendo referência para profissionais e consumidores?

Sim, nossos sprays para cabelo continuam sendo ícones do mercado! O segredo está no constante investimento e aprimoramento de nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento, na inovação e na confiança que conquistamos ao longo dos anos. Mantemos a tradição, mas sempre acompanhando as tendências e necessidades dos profissionais e consumidores. Não abrimos mão da nossa qualidade. 

Qual trabalho foi feito nas redes sociais para que vocês conseguissem furar a bolha e ser consumidos também pela geração Z, que já nasceu na era digital?

Investimos em nosso storytelling, trabalhamos com influenciadores digitais, criamos campanhas no ponto de venda, interações no TikTok e Instagram, tendo a Beauty Fair 2024 como ponto de partida destas interações, que despertou nas novas gerações o desejo de conhecer a história por traz dos produtos já consumidos há décadas nos ambientes familiares. Também ampliamos a presença da marca em e-commerces, facilitando o acesso desse público mais jovem aos nossos produtos.  

Recentemente, a Aspa passou por um rebranding; por que sentiram necessidade de dar essa repaginada na marca?

Sentimos que era o momento de modernizar nossa identidade visual para refletir nossa evolução e compromisso com a inovação. Queríamos consolidar a imagem da Aspa como uma marca contemporânea, sem perder a essência e credibilidade construídas ao longo desses anos todos – 60 deles no Brasil. Hoje, contamos nossa história, resgatamos nossas origens e reforçamos o legado de tradição e qualidade, idealizado por dona Aspásia desde 1937, ao mesmo tempo em que olhamos para o futuro com inovação e tecnologia. 

Quais as principais mudanças realizadas nesse rebranding e quais os objetivos delas?

O rebranding trouxe uma identidade visual mais moderna e sofisticada, com embalagens reformuladas, novo tom de comunicação e reforço na presença digital. Além disso, resgatamos nossa origem histórica para mostrar nossa essência verdadeira. O objetivo é fortalecer a conexão com os clientes de diferentes gerações e reforçar nosso posicionamento como líder em cosméticos aerossóis. 

Qual é o portfólio atual da Aspa? E qual a expectativa para lançamentos este ano?

Atualmente, contamos com um portfólio de 100 itens, dentre os quais fixadores de cabelo e de maquiagem, finalizadores, linha de tratamento capilar, secante de esmalte, xampus a seco. Este ano, teremos lançamentos que reforçam nossa expertise em cosméticos aerossóis para um público cada vez mais exigente, em que traduziremos suas essências e valores. 

Pode falar da atual estratégia de investir no mercado de São Paulo? São Paulo é um dos principais polos de beleza do Brasil, e já estamos presentes no mercado, atendendo grandes clientes e ampliando nossa rede. Hoje, nosso foco é fortalecer ainda mais essa presença; e o surgimento de novas marcas reforça a necessidade de destacar nossa qualidade, tradição, inovação e oferta e um mix de produtos diferenciados. 

O foco da Aspa é cabelo, mas, há planos para entrar com mais força em outros segmentos, como make e tratamento de pele? 

Nosso principal foco continua sendo produtos para cabelo, mas estamos sempre atentos às oportunidades de inovação. Já contamos com produtos que vão além dos fios, como fixadores de maquiagem e maquiagem para pernas, água refrescante para o  rosto e colo em aerossol. Para o futuro, estudamos a possibilidade de desenvolver uma linha dermocosmética, ampliando ainda mais nosso portfólio de beleza. 

Como será a participação da Aspa na Beauty Fair 2025, que acontece de 6 a 9 de setembro, no Expo Center Norte?  

Teremos um estande estratégico para apresentar os lançamentos e promover experiências sensoriais com nossos produtos. Também realizaremos ações exclusivas para lojistas e distribuidores, consolidando parcerias no intuito de agradecer a todos por estes 60 anos de Brasil. Será tudo muito especial.