Avon fechou 2024 como a maior vendedora de maquiagem no Brasil

Foram comercializadas 20 milhões de unidades de make no ano passado; diretora de marketing e comunicação da marca explica o que está por trás do sucesso. 

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Foto: Divulgação
Por Shâmia Salem em 07/02/2025 Atualizado: 24/02/2025 às 20:35
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A Avon se destacou no mercado de maquiagem brasileiro em 2023, liderando as vendas com 20 milhões de unidades comercializadas para mais de 9 milhões de consumidores, segundo a Kantar. A diretora de marketing da empresa, Juliana Barros, atribui esse sucesso à inovação em produtos, como a linha Ultra Color Sunkissed e as ampliações das linhas Tratamake e Power Stay, além da diversificação das frentes de venda, que incluem a entrada no varejo físico e online, com novidades como a loja no Mercado Livre e parcerias estratégicas. A marca também tem se adaptado à comunicação, ajustando sua linguagem para atender às novas gerações.
Resumo supervisionado por jornalista.

Segundo dados da Kantar, no ano passado a Avon liderou o mercado de maquiagem no Brasil, vendendo nada menos do que 20 milhões de unidades de makes para mais de 9 milhões de brasileiros. Entre os fatores que levaram a marca a alcançar tal feito, a diretora de marketing e comunicação da Avon, Juliana Barros, destaca o pilar da inovação, presente em duas vertentes essenciais para a marca: produto e comunicação.  

Na prática, isso se traduz no investimento em tecnologia para entregar cosméticos que atendam as necessidades de beleza buscadas pelo público-alvo da marca, as mulheres. Esse compromisso com a inovação foi demostrado de inúmeras formas ao longo de 2024, entre elas o lançamento da linha de produtos multifuncionais Ultra Color Sunkissed e a ampliação das linhas Tratamake, que une base e skincare em um só produto; e Power Stay, que trouxe um esmalte que dura até 8 dias e um batom que vendeu mais de 2,3 milhões de unidades em menos de um ano. 

Muitas frentes de venda 

É inegável que a ominicalidade também contribuiu para o sucesso da Avon, que teve suas frentes de venda ampliadas, entrando no varejo físico e online, logo depois de ser adquirida em 2020 pela Natura. Mas, mais recentemente, a marca apostou em outras vertentes: inaugurou sua loja própria no Mercado Livre e fechou parceria com a Soneda e a Bel Col, ambas formas de complementar a experiência do consumidor que, mesmo amando comprar pela internet, ainda sente o desejo de tocar e experimentar os produtos. 

Além da preocupação de estar em todos os canais onde o cliente está, a Avon vem reforçando o cuidado com a comunicação, especificamente com a linguagem usada, e que é revisitada constantemente como forma de acompanhar as mudanças cada vez mais rápidas das gerações. Parece que tem dado certo, não? 

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