Segundo dados da Kantar, no ano passado a Avon liderou o mercado de maquiagem no Brasil, vendendo nada menos do que 20 milhões de unidades de makes para mais de 9 milhões de brasileiros. Entre os fatores que levaram a marca a alcançar tal feito, a diretora de marketing e comunicação da Avon, Juliana Barros, destaca o pilar da inovação, presente em duas vertentes essenciais para a marca: produto e comunicação.
Na prática, isso se traduz no investimento em tecnologia para entregar cosméticos que atendam as necessidades de beleza buscadas pelo público-alvo da marca, as mulheres. Esse compromisso com a inovação foi demostrado de inúmeras formas ao longo de 2024, entre elas o lançamento da linha de produtos multifuncionais Ultra Color Sunkissed e a ampliação das linhas Tratamake, que une base e skincare em um só produto; e Power Stay, que trouxe um esmalte que dura até 8 dias e um batom que vendeu mais de 2,3 milhões de unidades em menos de um ano.
Muitas frentes de venda
É inegável que a ominicalidade também contribuiu para o sucesso da Avon, que teve suas frentes de venda ampliadas, entrando no varejo físico e online, logo depois de ser adquirida em 2020 pela Natura. Mas, mais recentemente, a marca apostou em outras vertentes: inaugurou sua loja própria no Mercado Livre e fechou parceria com a Soneda e a Bel Col, ambas formas de complementar a experiência do consumidor que, mesmo amando comprar pela internet, ainda sente o desejo de tocar e experimentar os produtos.
Além da preocupação de estar em todos os canais onde o cliente está, a Avon vem reforçando o cuidado com a comunicação, especificamente com a linguagem usada, e que é revisitada constantemente como forma de acompanhar as mudanças cada vez mais rápidas das gerações. Parece que tem dado certo, não?