O mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais apresentou um momento promissor em 2024, com sinais de recuperação econômica que animam os consumidores e impulsionam a indústria. Durante o evento Beauty Intelligence, promovido pela maior feira de beleza das Américas, a Beauty Fair, especialistas da Scanntech analisaram o cenário atual do consumo no país, destacando o crescimento da perfumaria e de outras categorias de cuidados, em resposta a uma economia mais estável e uma cultura de autocuidado em ascensão. Confira!
Economia em expansão e consumo otimista
Segundo dados recentes do IBGE, PNAD e SERASA 2024, revelam que o Brasil está em uma fase econômica positiva, com uma taxa de desemprego em queda, crescimento do PIB e um aumento no rendimento médio das famílias. Esses fatores, combinados com a redução da inadimplência, oferecem um alívio para o bolso do brasileiro.
No entanto, Segundo dados da pesquisa “O consumidor brasileiro hoje – 2024”, realizada pela McKinsey Company, a inflação ainda é um ponto de atenção, especialmente pelos aumentos nos preços de alimentos, bebidas e energia elétrica, que impactam diretamente o poder de compra do consumidor. Como resultado, os brasileiros buscam alternativas para equilibrar o orçamento, mantendo o consumo, mas reduzido ou adaptando a compra em categorias mais essenciais.
A perfumaria, por exemplo, tem resistido à alta de preços e à adoção de uma estratégia interessante. “O consumidor acaba comprando produtos menores, com a redução da embalagem, para continuar o consumo. Na perfumaria, acontece o contrário: comprar produtos com tamanhos maiores”, apontou Isabela Bertazi, Gerente de Estudo de Mercado da Scanntech.
Dessa forma, embora o volume de vendas não tenha crescido vantajosamente, o mercado se mantém ativo, especialmente devido ao alto custo dos itens da cesta básica, que faz o consumidor buscar economias em outras categorias.
Dados e estratégias de varejo: como estimular o consumo
O Relatório Global Digital 2024 mostrou que no Brasil, o uso das redes sociais desempenha um papel muito relevante para as marcas. Como o segundo país onde as pessoas passam mais tempo online, com destaque para o TikTok, os brasileiros utilizam essas plataformas para conhecer novos produtos e tendências de beleza.
As empresas do setor estão cada vez mais atentas ao poder de influência das redes. “O que viraliza nas redes sociais se consolida em consumo”, afirma Isabel. Essa tendência fica evidente no aumento de vendas de esmaltes no pós-pandemia, impulsionadas por novidades populares nas redes.
Ainda, o relatório revelou também que 54% dos brasileiros se compartilham vaidosos, e 51% acreditam que a beleza contribui para a felicidade. Essa cultura reflete um comportamento de compra voltado para o autocuidado e a valorização da aparência como um símbolo de status.
Saudabilidade e estética: um caminho paralelo
No mercado de beleza, a estética caminha lado a lado com a busca por um estilo de vida mais saudável. A crescente demanda por suplementos, especialmente aqueles à base de proteínas, é um reflexo dessa tendência.
Essa busca por uma aparência saudável está mudando as escolhas alimentares do brasileiro, que agora valoriza mais produtos que complementam seu bem-estar e sua imagem.
Entre as categorias de maior relevância dentro das perfumarias, destaque para produtos de cabelo, maquiagem e unhas, todos associados a uma cultura de autocuidado. Esse interesse crescente também é alimentado pelas mudanças climáticas, com consumidores buscando produtos específicos para proteger a pele das anomalias de temperatura e outros fatores ambientais.
O cenário promissor da beleza no Brasil
O panorama macroeconômico brasileiro é positivo, com uma economia em recuperação e um mercado de consumo quente. A única ressalva é a inflação, que ainda afeta as escolhas de compra. Porém, o varejo de beleza e perfumaria mostra resiliência, com marcas e varejistas usando dados e redes sociais para ativar o consumo e direcionar estratégias de vendas de forma mais assertiva.Com os consumidores cada vez mais conectados e atentos às tendências, a Beauty Fair se posiciona como uma plataforma essencial para discutir o presente e o futuro do mercado de beleza no Brasil, oferecendo insights importantes e inspirando marcas a continuar crescendo de forma estratégica e conectada com o desejo de autocuidado dos brasileiros.