Rede beleza natural

Beleza Natural celebra 31 anos e reforça sua posição como maior rede brasileira de cuidados com cabelos crespos

Referência na superação e empreendedorismo feminino, a empresa foi iniciada no fundo de quintal de uma casa na Tijuca, no Rio de Janeiro.

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Por Redação em 27/07/2024 Atualizado: 21/08/2024 às 13:01

Hoje, 27 de julho, durante a semana comemorativa do “Dia do Orgulho Crespo”, a rede Beleza Natural, especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados, comemora 31 anos, atingindo marcos significativos em termos de público e crescimento empresarial.

Atualmente, a rede conta com 35 unidades em cinco estados brasileiros, atendendo uma média de 100 mil clientes por mês, com produtos de fabricação própria em mais de 20 procedimentos exclusivos. Fundada no subúrbio carioca por Zica Assis, hoje presidente da rede, a empresa surgiu a partir de receitas caseiras desenvolvidas para tratar seu próprio cabelo crespo, motivada pela falta de produtos adequados e pelo preconceito enfrentado.

Mesmo com 70% das brasileiras possuindo cabelos crespos, cacheados ou ondulados, segundo pesquisa do Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), este público era negligenciado pelo mercado capilar até o surgimento da empresa. Isso impulsionou sua expansão para 35 unidades, incluindo sete franquias em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, consolidando seu pioneirismo e liderança no segmento.

Além das unidades, a rede Beleza Natural possui a fábrica própria Cor Brasil, que produz mais de 380 toneladas de produtos por mês para abastecer seus salões. Com previsão de crescimento através do sistema de franquias iniciado em 2023, a rede emprega cerca de 1,5 mil colaboradores, dos quais mais de 90% são mulheres negras.

Para Zica Assis, a celebração dos 31 anos da rede representa não apenas uma conquista empresarial, mas também uma vitória pessoal e de uma significativa parcela da sociedade ao proporcionar tratamentos pioneiros para esse segmento populacional.

“É superimportante, a gente olha e vê que, hoje, o Beleza Natural é uma marca forte, madura, que tem seu propósito e identidade muito bem definidos e compreendidos por todos, funcionários e clientes”, avalia Zica. “E é por causa dessa maturidade que eu vejo que o Beleza Natural seguirá sendo a casa da crespa, cacheada e ondulada brasileira por muitos e muitos anos e que a nossa essência será replicada em qualquer unidade que abrirmos”, completa a empreendedora sobre o futuro do negócio.

Devido a sua trajetória de sucesso, Zica Assis, além de presidir a rede, hoje é uma influencer inspiradora seguida por milhares de mulheres e palestrante requisitada para temas relacionados à superação e empreendedorismo.

Reconhecida nacionalmente, foi eleita uma das dez Empreendedoras do Novo Brasil pela revista Você S.A e pelo Instituto Empreender Endeavor, e Empreendedora do Ano, pela Ernst & Young, em 2006. Em 2007, foi considerada a Mulher mais Influente do Brasil, na categoria Empreendedorismo, pelo Jornal do Brasil e pela Gazeta Mercantil recebendo, ainda, em 2012, o Prêmio Claudia, da Editora Abril, na Categoria Negócios. Em 2013, fez parte da lista das 10 Mulheres de Negócio Mais Poderosas do Brasil, promovida pela Revista Forbes internacional, e foi escolhida Empreendedora do Ano pelo Estadão PME.