O Boticário projeta que este ano aumentará as vendas de body splash em 15%. A análise vem embasada em números potentes, como os da pesquisa divulgada agora em janeiro pela Circana, que aponta um salto de 154% na receita em relação ao mesmo intervalo de 2023 (janeiro a setembro). Some aí um detalhe importante: o Brasil é o país da América Latina com maior representativa de mercado nessa categoria de produto, que só no ano passado movimento R$ 35 milhões.
Para garantir uma generosa fatia desse mercado, O Boticário tem investido em iniciativas para lançamentos de novas versões e promoções especiais. “A expansão expressiva nas vendas dessa categoria (de 33% no ano passado) reflete a preferência dos consumidores por fragrâncias leves, versáteis e que prolongam a sensação de frescor no seu dia a dia. Temos acompanhado um grande engajamento nas redes sociais, ampliando o interesse do público e impulsionando esse mercado”, diz o diretor-executivo das categorias perfumaria, desodorantes e presentes do Grupo Boticário, Paulo Roseiro.
Por trás do boom
Como antecipou o diretor do Boticário, o aumento do consumo de body splash reflete uma mudança no comportamento do consumidor, que busca fragrâncias mais leves e versáteis para os diversos compromissos na rotina. E a categoria não só é reconhecida pela refrescância e possibilidade de reaplicação ao longo do dia, como por oferecer uma diversidade de opções que atende a diferentes perfis de público, indo de fragrâncias cítricas e frutadas, alinhadas à estação, até versões mais intensas para ocasiões específicas. Outro destaque do body splash é a possibilidade dele poder ser usado para ajudar na construção de camadas, combinando os cheiros com um perfume, por exemplo, personalizando, assim, a fragrância e criando aromas únicos.