Profissionais de Beleza

Cadeira de salão de beleza: 4 dicas para levar em consideração na escolha

O item exige decisão minunciosa, levando em consideração conforto do cliente, do profissional e outros detalhes

cadeiras de salão debeleza
Por Renata Tarrio em 9 de dezembro de 2022

É fato que todo estabelecimento precisa de uma série de equipamentos para oferecer um bom serviço. Entre eles, alguns são chave para o bom resultado do atendimento e satisfação do cliente. A cadeira de salão de beleza é um desses itens. Além de trazer mais conforto ao público, ela também poderá oferecer maior ergonomia ao profissional.

Mas suas vantagens não param por aí. Em tempos de valorização da experiência do cliente, investir na decoração de salão de beleza é fundamental. E os assentos alcançam lugar de destaque também nessa tarefa.

Por conta desses detalhes, não é incomum que os gestores se sintam arrependidos após uma compra de cadeira de salão de beleza mal planejada. A falta de qualidade dos materiais, a limitação de funções, a falta de suporte e um design pouco atrativo são alguns motivos que justificam o sentimento negativo. 

Para que você não passe por nenhum perrengue, separamos aqui algumas dicas fundamentais na hora de adquirir cadeiras para seu salão de beleza.

1- Considere o conforto do cliente ao escolher a cadeira de salão de beleza

A experiência do cliente contempla o momento em que ele chega ao estabelecimento até o contato pós-visita. Cada momento deve ser pensado para a construção de uma vivência memorável. Esse processo passa pela recepção, pelo atendimento de beleza, pelo resultado do serviço e pela remarcação. 

Os detalhes são imprescindíveis. A arquitetura, a limpeza, os aromas, o humor dos profissionais,  a música, a decoração de salão de beleza e, naturalmente, a cadeira, farão a diferença.

Por isso, o assento deve ser confortável, permitindo que o cliente se sinta bem posicionado para o atendimento, sem incômodos ou dores. Dessa forma, você deve testar se o estofamento é suficiente, se há apoio para os braços e descanso para os pés. 

Ainda, a cadeira para salão de beleza deve ser, preferencialmente, reclinável. Isso irá facilitar serviços como maquiagem e design de sobrancelhas. Outro recurso importante é a possibilidade de encaixe do encosto para a cabeça dos clientes.

2- Não abra mão da ergonomia do profissional

A ergonomia é o sistema que busca o uso correto de objetos por pessoas, a fim de não prejudicar a saúde dos seres humanos e melhorar sua produtividade no trabalho. 

No caso dos profissionais de beleza, cada especialidade exige diferentes aspectos ergonômicos: a manicure deve estar em altura correta para não ficar muito curvada, o massoterapeuta deve ter, de preferência, os dois lados da cama livre para transitar com facilidade e o cabeleireiro deve ter múltiplas possibilidades para não sobrecarregar braços, pernas e coluna.

Dessa forma, o ideal é que a cadeira de salão de beleza ofereça regulagem na altura, rotação e inclinação. Assim, o cabeleireiro não precisará fazer muitos ajustes posturais em seu atendimento. Além disso, obetrá melhores resultados, já que estará mais confortável, mesmo em procedimentos delicados.

3- Avalie a facilidade de manutenção

Além de procurar por marcas confiáveis, que ofereçam durabilidade e suporte após a compra da cadeira de salão de beleza, é importante avaliar a manutenção cotidiana. 

Cadeiras de tecido tendem a ser mais difíceis de limpar, já que absorvem produtos químicos e permitem que fios de cabelo “grudem” em seu material. Já aquelas de courvin ou couro oferecem maior facilidade, com uma limpeza rápida e eficiente.

As cores também são um ponto de atenção. Cores claras devem ser limpas com maior afinco e materiais específicos. Isso porque mesmo que não pareçam sujas, tendem a ficar encardidas com o tempo.

4- Dê destaque à decoração de salão de beleza

O ambiente é um dos grandes responsáveis por uma boa experiência do cliente. Por isso, a decoração de salão de beleza deve ser levada em conta na hora de escolher uma cadeira para o estabelecimento.

Nesse ponto, você deve ponderar se as cores da cadeira de salão de beleza são harmônicas entre si e em relação ao espaço como um todo. Além disso, os materiais do estofamento, o formato e as linhas de design devem ser observadas na decoração de salão de beleza.

Os braços e pés do assento também devem entrar em foco durante a escolha. Eles devem ter um design interessante, mas também precisam ser adequados em caso de serem arrastados. Pisos riscados prejudicarem a decoraçào de salão de beleza.

Por fim, como a decoração já costuma ter muitos elementos, o ideal é comprar cadeiras iguais. Isso não é uma regra, mas uma boa dica para quem busca uma cadeira de salão de beleza que agregue valor ao local.

Agora que você já sabe escolher uma cadeira de salão de beleza, fique atento também à comparação de preço, prazo de entrega e tempo de garantia. Descubra também se as peças do objeto são facilmente encontradas no mercado brasileiro, caso haja algum problema. Faça uma planilha com prós e contras das cadeiras de salão de beleza que você encontrar em sua pesquisa e tenha uma compra mais segura, além de uma decoração mais interessante.