Catharine Hill expande máquinas de venda automática de cosméticos

Com foco em ampliar a presença estratégica da marca, mais uma chill machine foi inaugurada, desta vez no Aeroporto Internacional de São Paulo.

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Foto: divulgação | CEO da Catharine Hill, Julia Benedetti
Por Redação em 12/12/2024 Atualizado: 12/12/2024 às 12:38

Com o objetivo de estar mais próxima dos consumidores e tornar a aquisição de cosméticos mais conveniente, ágil e prática, Catharine Hill vem instalando máquinas de venda automática em locais de grande fluxo em São Paulo. Chamadas chill machines, já há equipamentos no campus da Universidade Anhembi Morumbi, na zona Leste de São Paulo, e no Shopping Parque da Cidade, na zona Sul; e a marca acaba de inaugurar mais uma vending machine, desta vez no terminal 2, piso embarque, check-in B, do Aeroporto Internacional de São Paulo.

Para entender melhor essa estratégia de ampliar a presença junto ao público, confira a entrevista exclusiva com a CEO da Catharine Hill, Julia Benedetti.

Há planos para ampliar o número de chill machines?

Sim. Estamos em negociações para triplicar o número de unidades no próximo semestre. Isso inclui, além de São Paulo, explorar novos mercados em outras regiões do Brasil, como Curitiba e Recife.

Como é o comportamento do consumidor que acessa máquinas de vendas de cosméticos?

O consumidor das chill machines tem mostrado um grande interesse por produtos de maquiagem rápida e prática, como bases e batons, além de itens de cuidados com a pele. O ticket médio de compra é de aproximadamente R$ 70. Observamos um aumento nas vendas durante períodos de alta demanda, como festas de final de ano, Dia das Mães e outros eventos de grande circulação de pessoas. Além disso, notamos que os produtos mais vendidos são aqueles que proporcionam conveniência, como batons e kits pequenos para retoque de maquiagem durante o dia a dia.

Como vocês escolhem os produtos que serão disponibilizados na máquina?

A seleção dos cosméticos para as chill machines é fundamentada em uma análise estratégica, que combina dados e fatores relevantes. A equipe de trade marketing da Catharine Hill considera aspectos como localização, perfil do público-alvo e os objetivos do plano estratégico. Além disso, é realizada uma avaliação das preferências regionais, sempre com foco em oferecer praticidade e conveniência aos consumidores. Daí a decisão por disponibilizar itens mais populares e de fácil uso, como bases em tons universais, batons em bala, que são mais procurados do que gloss, e produtos de cuidados essenciais para o dia a dia, como pó compacto e corretivo. Nosso objetivo é garantir que os consumidores tenham a mesma experiência de compra que teriam em lojas físicas ou online, com a vantagem de um atendimento rápido e sem complicações.

Quais custos envolvem a colocação de uma máquina dessas em funcionamento?

Além dos valor do aluguel do espaço nos pontos de venda, que varia conforme a localização e o fluxo de pessoas, há custos para a instalação e adaptação da máquina, que inclui software, manutenção e reposição de estoque. O investimento também envolve uma porcentagem sobre as vendas para os proprietários dos espaços, um número vantajoso tanto para nós quanto para os parceiros.

Como é a logística para o funcionamento da máquina?

A reposição dos produtos nas chill machines é feita de forma periódica, com nossa equipe responsável pela logística monitorando o estoque de cada máquina. Temos um sistema de controle remoto que nos permite verificar em tempo real o nível de cada item e agendar reabastecimentos. Quanto ao pagamento, as máquinas aceitam apenas métodos digitais, como cartão de crédito, débito e pix, para garantir mais segurança e praticidade para o consumidor. 

Máquinas de venda de cosméticos não são uma tendência no Brasil. Por que vocês apostaram neste canal?

Optar pelas chill machines é uma forma inovadora de levar a experiência Catharine Hill a lugares de alto tráfego, oferecendo conveniência ao consumidor. Sabemos que muitas pessoas buscam praticidade, e a vending machine oferece uma solução rápida e sem fricção para quem está em movimento, seja para comprar um batom ou um item essencial para a maquiagem do dia a dia. Além disso, esse formato nos permite alcançar novos públicos, especialmente os mais jovens e digitais, que preferem realizar compras por meio de métodos rápidos e tecnológicos. A estratégia por trás dessa iniciativa também está alinhada com nosso objetivo de transformar a experiência de compra em algo mais fluido e acessível, levando nossa marca a novos horizontes.