Varejo

Cenário econômico e a nova jornada do consumidor no varejo

Carlos Coutinho, líder de varejo Brasil na PwC, apresentou dados importantes para os empresários do setor durante o Fórum Beauty Fair Varejo de Beleza

Por Redação em 5 de novembro de 2020

Os dados são extremamente importantes para uma tomada de decisão e quando vivemos um período de pandemia sem precedentes, fica ainda mais claro que ter uma visão macro é fundamental para se manter bem nos negócios. Carlos Coutinho, líder de varejo Brasil na PwC, participou do Fórum Beauty Fair Varejo de Beleza com a palestra “Cenário econômico pós-crise e o novo comportamento do consumidor pós-quarentena” e apresentou dados relevantes à audiência do evento.

Coutinho reforçou que “a resiliência é muito forte no Brasil” e abordou questões, como desemprego – que atingiu 13% no Brasil -, o movimento dos varejistas no País para chegar no cliente de forma segura e a jornada do consumidor que, desde que a pandemia se fez presente, foi alterada. “O consumidor mudou e precisa ter segurança de que ele não vai se colocar em risco e nem colocar outros em risco ao entrar numa loja”, ressaltou ao longo da apresentação.

Reforçando um dos pontos que Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, já havia mencionado em seu bate-papo com Cesar Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair, de que as pessoas precisam se formalizar, de que é preciso dar oportunidade e gerar empregos para que o varejo também possa se manter, Carlos foi categórico ao dizer que “sem consumo, você não tem um setor varejista forte e sem renda, não há consumo”. Aliás, consumidor também foi o tema abordado por Tiago Baeta e os principais insights da apresentação do fundador do E-commerce Brasil você pode conferir aqui.

Em relação a mudança do comportamento do consumidor, o líder de varejo Brasil da PwC incentivou o fortalecimento da marca/empresa na internet. “Com as pessoas em casa, a forma de conexão com o mundo exterior mudou. Agora tudo é feito a partir da internet. Invista num engajamento digital robusto e diversificado”. 

Para ver a palestra de Carlos Coutinho na íntegra, inclusive as pesquisas apresentadas durante o Fórum Beauty Fair Varejo de Beleza, clique aqui.