Pesquisa feita pelo grupo Croma, mostrou que 7 em cada 10 brasileiros cuidam da beleza, e que eles acreditam que a preocupação com a estética não é mais só ‘coisa de mulher’. Entre os procedimentos preferidos deles estão aplicação de toxina botulínica, transplante capilar, depilação a laser e tratamentos para reduzir medidas e gordura localizada. O levantamento apontou ainda que 1 em cada dois entrevistados deseja envelhecer sem aparentar a idade que tem, e confessou que passou a se cuidar porque as mulheres estão mais exigentes.
Este ‘novo’ homem tem ajudado a impulsionar o crescimento da franquia para estética masculina Homenz. Fundada por Luís Fernando Carvalho, o espaço se destaca por oferecer um espaço exclusivo e serviços especializados para o público masculino, como transplante capilar, depilação a LED, harmonização facial e tratamentos corporais. Hoje, a Homenz conta com 82 unidades em todo o Brasil e mais de 100 unidades vendidas. Além disso, oferecem três modelos de negócios e acabaram de lançar uma versão mais acessível, a Slim, de R$ 239 mil. É sobre isso e muito mais que o Luís Fernando Carvalho fala nesta entrevista exclusiva.
Qual é a história da Homenz e como ela foi se adaptando à mudança do comportamento masculino em relação ao cuidado da beleza ao longo dos anos?
A ideia de criar a Homenz surgiu de uma experiência pessoal. Percebi que estava muito focado apenas no trabalho e, ao enfrentar problemas de saúde, comecei a cuidar mais de mim, desde a alimentação até os treinos. Nesse processo, notei que a estética também era fundamental para alcançar os resultados desejados. Foi então que, em uma conversa com minha irmã, enxerguei o enorme potencial do mercado de estética masculina, um segmento que ainda era pouco explorado. Assim, decidi investir todas as minhas fichas nesse negócio. Desde 2019, a Homenz evoluiu para acompanhar as mudanças no comportamento masculino, que hoje valoriza mais o autocuidado como parte importante da saúde e do bem-estar. Nossos franqueados conseguem promover uma transformação, oferecendo aos clientes uma experiência que vai além da aparência, ajudando-os a cuidar da saúde e a superar os desafios que enfrentam. A transformação é o que define nossa missão e o impacto que geramos na vida dos homens que nos procuram.
No que uma clínica de estética exclusiva para homens se diferencia de uma tradicional?
A Homenz foi projetada para ser um espaço onde o homem se sente à vontade, com um ambiente criado para oferecer conforto e exclusividade. Trabalhamos muito a experiência sensorial, desde o cheiro e a decoração até o atendimento personalizado. Todo o processo, desde a recepção até a oferta dos serviços, é pensado para atender às necessidades e preferências do público masculino de forma única.
Quais são os serviços mais procurados na Homenz?
Os serviços mais buscados são os tratamentos capilares, a depilação a laser e os procedimentos de emagrecimento, que atendem às principais ‘dores’ estéticas do público masculino.
Quando você percebeu que poderia transformar a Homenz em uma franquia?
O momento veio após analisar o tíquete médio e o alto fluxo de clientes. Com isso, percebemos que era possível criar um modelo de gestão à distância. Assim, estruturamos um modelo de negócios que pudesse ser replicado como franquia.
Como surgiu a linha de cosméticos da Homenz, e quanto ela representa no faturamento da clínica?
A linha de produtos próprios foi criada com o objetivo de aumentar o tíquete médio das clínicas e oferecer soluções específicas para o público masculino. Desde o início da franquia, ela tem sido uma peça importante no nosso modelo de negócios, tanto pela qualidade dos produtos quanto pela contribuição ao faturamento geral.
Qual é o comportamento do homem que busca a Homenz atualmente?
O homem que busca nossos serviços geralmente está em um momento de transformação. Muitos deles chegam com a autoestima abalada, enfrentando desafios pessoais ou profissionais, e encontram na clínica uma oportunidade para melhorar sua aparência e qualidade de vida. O cuidado estético é apenas uma parte; o foco é promover saúde e bem-estar.
Vocês trabalham com a proposta de ‘gestão financeira focada em recorrência’; o que isso significa?
Esse conceito está relacionado a manter os clientes engajados com a marca e garantir que o tíquete médio esteja sempre em um nível saudável. E isso é feito por meio de estratégias que incentivam a frequência nos tratamentos e a continuidade dos cuidados.
Quais estratégias de marketing você usa para falar com o público-alvo?
Com minha experiência em publicidade, desenvolvemos estratégias focadas em entender o comportamento masculino. Criamos campanhas que abordam suas necessidades e preferências de forma direta, trazendo conteúdo relevante e adaptado a linguagem que os homens se identificam.
Vocês acabaram de lançar um novo modelo de negócios, a Slim. No que ele se difere das outras opções de franquias da Homenz?
No total, temos três modelos para o investidor: o Slim, o Full e o Premium. O Slim é o mais recente e o mais acessível, tendo investimento inicial de R$ 239 mil, prazo de retorno de 24 meses, faturamento médio mensal de R$ 80 mil e lucro mensal de R$ 16 mil. Já no modelo Premium, o investimento inicial é de R$ 374 mil, o prazo de retorno é de 24 meses, o faturamento médio mensal de R$ 100 mil e o lucro mensal de R$ 20 mil. Por fim, o Clínica Full tem investimento inicial de R$ 534 mil, prazo de retorno de 24 meses, faturamento médio mensal de R$ 140 mil e lucro mensal de R$ 28 mil.