Como a inteligência artificial está transformando a experiência do cliente e otimizando processos

NRF é um evento centenário que acontece de 12 a 15 de janeiro em Nova York

2 minutos de leitura

Divulgação NRF
Por Redação em 12/01/2025 Atualizado: 14/01/2025 às 00:05

A NRF Big Show 2025 já começou em Nova York. O evento que é dedicado às tendências e inovações no varejo, traz o tema da inteligência artificial em quase toda a sua programação, tanto que a palestra de abertura foi com a Vice Presidente da Nvidia, Azita Martin. A equipe de Negócios de Beleza está presente para trazer os principais insights.

A executiva abordou como a inteligência artificial (IA) está transformando o setor de varejo, destacando a necessidade de uma infraestrutura de computação especializada para lidar com grandes volumes de dados e melhorar a experiência do cliente.

“A IA pode ser usada para otimizar a gestão de dados e prever comportamentos de consumo, como entender como os clientes compram nas lojas e otimizar a disposição de mercadorias”, afirma Azita. “A precisão das previsões também é um ponto chave, pois permite aos varejistas personalizarem a experiência de compra e melhorar a produtividade interna”, complementa.

Azita também abordou como o comércio eletrônico foi reinventado pela IA, com destaque para a busca inteligente, que entrega experiências mais personalizadas aos consumidores. A IA também auxilia os colaboradores do varejo, como no caso de assistentes de loja e agentes virtuais que escrevem respostas automáticas para os clientes, aumentando a eficiência operacional.

A maior aplicação de IA no varejo, segundo ela, está na cadeia de suprimentos, onde a criação de gêmeos digitais das lojas permite simular diferentes layouts e analisar como as pessoas interagem com esses espaços. Isso permite otimizar recursos antes de implementar mudanças reais, reduzindo riscos e custos.

Ela ressaltou ainda que, à medida que as experiências dos consumidores geram mais dados, as soluções de IA podem transformar essas informações em insights valiosos para aumentar a produtividade e aprimorar os serviços.

Inteligência Artificial na prática

Azita falou sobre a L’Oréal combinando gêmeos digitais de ativos com modelos de IA generativos, promovendo uma criação mais rápida — e envolvente — de anúncios e campanhas de marketing.

O Walmart também trabalhou com as bibliotecas de aceleração de ciência de dados da NVIDIA para focar na previsão. “Para uma empresa da escala do Walmart, sabemos que mesmo uma melhoria de um por cento na precisão da previsão representa uma quantidade significativa de benefícios comerciais”, disse ela.

Comece aos poucos, mas comece

Para os varejistas que ainda não adotaram IA, Azita recomendou iniciar o processo com o apoio da alta liderança. Identificar os principais desafios do negócio e explorar como a IA pode ajudar a resolvê-los é um passo essencial. Além disso, ela sugeriu a formação de equipes dedicadas, com métricas claras para medir o sucesso das implementações.

A NVIDIA é líder em computação de inteligência artificial e anunciou recentemente seu AI Blueprint para assistentes de compras de varejo, um fluxo de trabalho de referência de IA generativo projetado para transformar experiências de compras on-line e em lojas. Ele ajuda os desenvolvedores a criar assistentes digitais com tecnologia de IA que trabalham com e dão suporte a trabalhadores humanos.

Recomendações aos lojistas

1. A adoção de IA deve ser impulsionada pela alta administração.

2. Focar em desafios de negócios específicos, especialmente na cadeia de suprimentos, operações de loja e e-commerce.

3. Estabelecer equipes dedicadas e métricas claras para projetos de IA.

4. Buscar soluções personalizadas que se alinhem com os objetivos específicos da organização.

A IA não é apenas uma tendência, mas uma revolução real que está transformando o setor de varejo. À palestrante encoraja as empresas a começarem sua jornada de IA o mais rápido possível.