Natura estreia como a primeira empresa de cosméticos brasileira a ter sua própria plataforma de serviços de beleza e bem-estar. Chamada Bluma, seu ecossistema propõe que esteticistas, manicures, cabeleireiros, massagistas, maquiadores e depiladores se cadastrem no aplicativo para poderem prestar serviços usando a credibilidade, os produtos e as parcerias comerciais da Natura. Isso neste primeiro momento, porque já há a previsão de aumentar as opções de bem-estar, com a inclusão de terapias holísticas como meditação e ioga. “É muito importante para a Natura inaugurar uma plataforma de serviço de beleza que de fato expande o bem estar bem. Antes, a gente chegava aos consumidores com os nossos produtos e agora conseguimos leva-los junto com a experiência”, diz a diretora de novos negócios da Natura, Maria Eduarda de Sá Cavalcanti.
Ganhos de participar de Bluma
Para se inscrever na plataforma o especialista não precisa ser consultor da Natura, mas a empresa sabe que a tendência é que ele acabe optando por se tornar. Afinal, será embaixador da marca e ganhará comissão pelas vendas dos cosméticos, o que, consequentemente, atende uma das metas comerciais da Natura com o aplicativo, de aumentar a capilaridade de seus produtos pelo Brasil.
Quanto aos ganhos sobre os serviços, os repasses são acima dos praticados no mercado, sendo superiores a 60% do valor do trabalho realizado. “Nosso objetivo é impulsionar o crescimento profissional das especialistas e fomentar o empreendedorismo feminino, com autonomia e aumento de renda. Cerca de 99% das nossas especialistas são mulheres, muitas delas são mães, e é claro que levamos isso em consideração nas oportunidades”, diz José Manuel, vice-presidente de novos negócios da Natura.
Os interessados podem se inscrever no aplicativo, e a Natura cuidará de selecionar os mais indicados para cada região, conforme a demanda. De acordo com o executivo, Bluma estará disponível em empresas, aeroportos, hotéis e condomínios; e entre as parcerias já firmadas estão o banco Itaú e os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Por dentro da Casa Bluma
Priorizando a proposta de valor para os profissionais cadastrados na plataforma, que são reconhecidos como especialistas, a Natura vai promover, além de geração de renda, desenvolvimento profissional, padronização dos atendimentos e biossegurança. Isso porque, da mesma forma que acontece com as Consultoras de Beleza Natura e Avon, as especialistas são o pilar central do propósito de Bluma, que vai atuar como facilitadora para a criação de vínculo entre esses profissionais e o cliente, de olho na construção de uma relação duradoura, baseada em conhecimento técnico e credibilidade para ambas as partes.
Para atingir esse propósito, Bluma vai oferecer também uma estrutura composta por centros de treinamentos, normas e políticas de biossegurança. Trata-se da Casa Bluma, um local já disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro e em breve em Belo Horizonte e Brasília onde os especialistas receberão treinamento e poderão descansar, almoçar, recarregar seus dispositivos eletrônicos e esterilizar equipamentos.
Políticas de biossegurança de Bluma
O cuidado com a biossegurança está no foco de Bluma, desde sua concepção. Assim, além de padronizar as vestimentas, os especialistas precisam passar por treinamentos para garantir que todos os serviços sejam prestados com materiais esterilizados, conforme as regras da Vigilância Sanitária e da Anvisa.
Para ajudar nesse controle, o aplicativo dos profissionais terá uma sessão específica sobre biossegurança, que permite o monitoramento da esterilização e a documentação do procedimento, com imagens que comprovam a qualidade do serviço. Já o cliente poderá acessar no app informações detalhadas sobre a qualidade e biossegurança dos serviços e terá uma sessão exclusiva para se certificar que o procedimento foi realizado com os materiais esterilizados, além de, claro, poder agendar o serviço desejado no local que estiver. “Todo o portfólio de serviços foi pensado para proporcionar um atendimento de alta qualidade e seguro, com a praticidade e conveniência que o cliente precisa, feito por alguém que tem autonomia em sua agenda e que pode ganhar até três vezes mais do que receberia se estivesse atuando no salão de beleza”, explica o VP José Manual. “É assim que chegamos a um modelo onde tornamos possível incluir o autocuidado em uma rotina corrida e acompanhar o cliente em diversos momentos de sua vida”, completa.