Para entender a relevância e a surpresa dos resultados obtidos na pesquisa da Mosaico, empresa do Banco Pan e proprietária das plataformas Buscapé e Zoom, vale lembrar que são chamados de geração Z os nascidos entre 1997 e 2010, que têm entre 14 e 27 anos, e baby boomer aqueles que estão na faixa dos 60 aos 78 anos por terem nascido entre 1946 e 1964. Ou seja, estamos falando de gerações com uma grande diferença de idade e, consequentemente, com enormes diferenças tecnológicas, de aceso a plataformas e de preferências de pagamentos.
Daí a surpresa ao saber da conclusão do questionário feito com cerca de 1500 representantes das duas gerações em março deste ano: apesar dos distintos hábitos de consumo, o impacto que ações comerciais podem ter sobre a decisão de compra é semelhante nos dois públicos – para ter ideia, 93% dos entrevistados da geração Z se disseram influenciados pela publicidade; entre os boomers, esse número ficou em 84%.
Outro achado interessante do levantamento da Mosaico foi a respeito da jornada de compra, essa, sim, bastante diversa entre os dois grupos. Enquanto os mais jovens preferem fazer compras online e realizar transações digitais, os mais velhos gostam de fazer compras em lojas físicas, mas também são adeptos de pagamentos digitais. Em contrapartida, programas de cashback são bem mais atrativos para a geração Z do que para os baby boomers.
Sobre a fidelização às marcas, a pesquisa trouxe um dado surpreendente e que vale a reflexão: jovens são mais fiéis do que baby boomers!