Por ser um marco importante do calendário de compras no Brasil e um dos períodos de maior movimentação do comércio eletrônico e físico, a Black Friday já habita o imaginário do brasileiro. E, para saber como esse consumidor está se preparando para a quarta sexta-feira de novembro de 2024, a PiniOn, da Globo, realizou um levantamento que mostra que o empresário que ainda não começou a pensar em estratégias para essa data tão especial precisa correr. Prova disso são estes dados obtidos na pesquisa:
- 56% dos respondentes da classe AB pretendem comprar nesta Black Friday, e esse é o maior índice entre as classes que participaram da pesquisa
- 39% dos entrevistados estão se planejando e pretendem comprar na data
- 40% não souberam dizer se vão comprar ou não, mas entre eles 91% afirmaram que fariam uma compra não planejada
- 21% afirmaram que não pretendem comprar, porém, 58% deles disseram que fariam uma compra não planejada
- Quando perguntados sobre o que os levaria a fazer uma compra não planejada na Black Friday, as respostas, em ordem, foram: descontos altos, frete grátis, entrega rápida, pagamento flexível ou facilitado, oportunidade de me presentear, propaganda com oferta tentadora, chance de presentear outra pessoa e adiantar as compras de Natal.
- Mais um motivo para pensar desde já no que oferecer na Black Friday é que quase 50% dos entrevistados disseram que começam a pesquisar com um mês ou mais de antecedência. E, atenção: 6 em cada 10 entram em listas VIP e baixam o app da loja com antecedência para se preparar para as ofertas.
- Entre os itens que possivelmente comprariam na Black Friday deste ano, perfumes e cosméticos ficaram em 6º lugar, produtos de higiene pessoal em 11º lugar e tratamentos de beleza, em 12º.