Profissionais de Beleza

Como potencializar liderança e faturamento por meio da educação

A educação pode ajudar o gestor da beleza a liderar melhor e aumentar o faturamento do seu negócio

Por Ligia Favoretto em 10 de outubro de 2022

Ser cada vez mais estratégico nos negócios. Não há dúvidas de que é isso o que todo mundo quer e há diversos caminhos para a melhoria da performance e obtenção do sucesso, mas o principal deles é a educação. Foi exatamente isso o que o CEO do Grupo Ondina, Ricardo Gimenes; e a cofundadora da Beauty Easy Academy, Aline Fernandez, apresentaram durante a palestra Como potencializar liderança e faturamento por meio da educação, no 12º Seminário de Negócios de Beleza, que aconteceu em paralelo à Beauty Fair, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), no último dia 05 de setembro de 2022.

Os executivos estão à frente do Monalisa Beauty Lounge, localizado em Campinas (SP), que hoje tem 80% do time formado internamente e oferece os serviços de manicure, corte, maquiagem, depilação, sobrancelha, podologia, estética, entre outros.

Eles iniciaram a palestra fazendo uma série de questionamentos: “Como eu faço a gestão do meu time? Como eu treino o meu time para trabalhar o meu propósito e a minha forma de atendimento?” De acordo com os especialistas, o ponto de partida é pensar em uma trilha de treinamentos entendendo qual é a real necessidade em relação à determinada situação.

A gestão deve fazer parte desde o início do negócio, independentemente do porte. Gimenes contou que nasceu dentro de um salão de beleza muito pequeno, que era o negócio da família e lembrou que via uma gestão mesmo que informal, mas constante. “Minha avó usava uma lousa de giz, em 1960, para trazer educação para o negócio da beleza. Nunca nos faltou mão de obra porque nós entendemos, desde aquela época, que com educação eu consigo multiplicar, consigo fidelizar o time, consigo montar um negócio altamente sustentável, e aqui está a nossa empresa consolidada hoje.”

Aline complementou dizendo que eles sempre veem a educação como uma obrigação. “A ideia é mostrar que o processo todo é fazer com que você ganhe dinheiro, ganhe tempo, tendo a educação implementada. É preciso olhar para a educação assim como a gente olha as finanças, para o marketing, para a área de vendas. E ressalto: não é uma questão de dinheiro, é possível fazer a educação mesmo sem dinheiro, implementando com o que a gente chama de cultura.”

Passos para trabalhar estrategicamente a educação para fidelizar o cliente

Quando há boa liderança do negócio, a equipe toda vai querer estar com este líder, simplesmente porque se sente melhor. Os profissionais do salão vão entender que é possível se desenvolver, crescer e que isso faz parte do processo de liderança. Segundo Aline, liderar é engajar pessoas para um objetivo em comum. A partir daí, comportamentos são despertados e isso acontece por meio da educação. “Então, se eu quero ser um bom líder eu preciso pensar primeiro em desenvolver a liderança; e em segundo lugar, pensar em como usar as pessoas para serem melhores do que elas são comigo, para que elas se sintam bem comigo, para que elas queiram ficar comigo. Essa é a grande sacada da liderança para um processo de fidelização.”

Uma das coisas que chama a atenção quando se pensa em um processo de educação dentro do salão é que durante a pandemia muitos salões perderam muitos clientes e muitos negócios simplesmente ‘derreteram’. “Quantos de vocês não perderam profissionais? O cara começou a atender a domicílio, começou a atender em outro espaço e de repente o seu salão virou uma sementinha em um outro salão, só que a diferença é que todos os custos fixos continuaram os mesmos, né?! E a gente continuou batalhando pelas mesmas coisas. Então, fidelidade é muito importante porque quando você faz parte de um crescimento contínuo, há fidelização”, elucidou Gimenes.

O executivo contou que hoje ele tem 50 pessoas ativas trabalhando no salão dele e o faturamento é o mesmo de quando tinha 70, sem aumentar o preço. Isso foi possível de acontecer com muito trabalho de educação para que fizéssemos mais e melhor para quem já era cliente, com algumas técnicas novas desenvolvidas. “É muito importante fidelizar e não ficar refém do time. Na minha visão, em particular, quero ter somente o orgulho de fazer as pessoas crescerem, se desenvolverem, realizarem seus sonhos por meio dos meus sonhos. Meu único orgulho é ver as pessoas querem estar de mãos dadas comigo, isso faz muita diferença para mim.”

Melhora da performance

Existem algumas maneiras de melhorar a performance do salão e, consequentemente, o faturamento. Por exemplo: ter um profissional que faz um determinado tipo de serviço e se desenvolve para outro, ou seja, uma pessoa que faz design de sobrancelhas, mas não faz micropigmentação, se ela fizer micropigmentação, é possível aumentar o portfólio, vendas e faturamento. É possível também desenvolvê-la para que ela fique melhor, aumentando o tíquete médio, ou seja, cobra-se mais caro porque ela está em uma qualidade técnica melhor. Ou então, é possível fazer com que aquele cabeleireiro que demora seis ou sete horas para fazer uma mecha, faça isso em três horas, assim dobra-se a quantidade de atendimentos/dia. De acordo com Aline, todas as situações são possíveis, mas elas só se concretizam trabalhando a educação. “Educação não é simplesmente um treinamento aleatório que é algo que eu tenho que pensar de maneira estratégica.”

Ricardo Gimenez e Aline Fernandez durante a Beauty Fair 2022

Diferenciação no mercado

O que é diferenciação? É fazer com que a sua marca seja diferente de outras marcas de uma tal maneira que seja mais atrativa. É a forma como crio qualidade na prestação de um serviço avaliando qual o propósito do negócio, como quero ser visto no mercado. Para Gimenes, ser diferente ajuda a sair daquele marco vermelho, a fazer com que o cliente te escolha de primeira. Isso faz com que o negócio tenha pessoas apaixonadas pela marca e com educação é possível fazer isso.

Mas como que a gente trabalha a educação estratégica?

  1. Criando uma cultura de treinamento.
  2. Reservamdo parte do faturamento para o desenvolvimento do time.
  3. Implantando da política de Recursos Humanos (RH).
  4. Criando a sua própria academia.