Conhecendo melhor o seu público no mercado de cosméticos, é possível trabalhar com estratégias lucrativas para aumentar a venda nacional e, inclusive, a exportação de produtos para o mercado estrangeiro.
Veja como identificar sua audiência!
Checklist: conhecendo melhor o seu público no mercado de cosméticos
Os checklists “conhecendo melhor o seu público no mercado de cosméticos” irão auxiliar o planejamento da sua marca para os mercados nacional e internacional. Confira!
Checklist nacional
O checklist nacional foi criado com base em dados do estudo da Beauty Fair, apresentando no Fórum Beauty Fair Varejo de Beleza de 2022, declarações do especialista Carlos Praes, da Innova Beauty e pesquisa conduzida em 2021 pela empresa Technavio, especializada em relatórios de mercado.
Veja a seguir as melhores práticas para o varejo e indústria:
- a maior área de destaque no mercado é a de produtos veganos, com crescimento médio de R$ 18 bilhões até 2024;
- há uma demanda crescente por cosméticos nas classes D e E, evidenciando espaço para preços acessíveis;
- os formatos favoritos dos consumidores são aerossóis e bisnagas;
- aumento da busca por aplicativos que se atuem como assistentes pessoais de beleza e compras;
- há um espaço grande para a distribuição em salões de beleza e produtos profissionais;
- o interesse em produtos que permitem personalização é cada vez maior;
- influencers são parceiros estratégicos para lançamentos de produtos.
Checklist internacional
Para o checklist internacional, os dados foram coletados dos estudos Premium Cosmetics Global Market Report 2022, da ReportLinker, que contou com a participação de marcas como Dior Beauty e Ralph Lauren Corporation, e projeções do IMARC Group para o mercado de cosméticos entre 2022 e 2027.
Confira as tendências principais do público internacional:
- aumento na demanda por cosméticos cuja fórmula é feita primariamente de ingredientes naturais, enquanto componentes sintéticos devem ficar em baixa quantidade;
- foco em inovação de produtos para garantir a competitividade das marcas;
- formulações personalizadas individualmente para cada tipo de pele e necessidade;
- a região em destaque é a Ásia-Pacífico (Ásia Oriental, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia e Oceania);
- produtos de luxo acessíveis por e-commerce atraem consumidores.
Esses checklists permitem conhecer melhor o seu público no mercado de cosméticos, auxiliando na criação de estratégias mais assertivas. Contudo, sabemos que o ambiente da beleza é volátil e conta com muitas tendências, então é essencial se manter atualizado.
A Beauty Fair promove fóruns, delegações para encontros internacionais e congressos voltados ao varejo e indústria com o objetivo de manter o mercado de cosméticos brasileiro aquecido e atualizado nacional e internacionalmente. Conheça os eventos da Beauty Fair e saiba como se manter à frente da concorrência!