A diversidade de tons em produtos de beleza, como bases, corretivos e contornos, tornou-se uma prioridade para o mercado de beleza, impulsionando a inovação e ampliando o engajamento com os consumidores.
Desde o lançamento da marca Fenty Beauty, de Rihanna, em 2017, pioneira com sua linha inclusiva de 40 tons de base (hoje já são 50) notou-se uma revolução na indústria de cosméticos, que levou diferentes marcas do segmento a expandirem sua oferta de cores para atender melhor a todos os tons de pele.
Dados recentes da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, demonstram que, entre 2021 e 2024, o número de marcas com corretivos e bases em tons mais escuros cresceu 37%, saltando de 28 para 41 no painel da empresa.
Corretivos, em particular, registraram um crescimento de 45% em tons escuros, especialmente entre marcas importadas, reforçando a importância do compromisso com a inclusão.
Já os lançamentos de bases apresentam hoje uma média de 23 tons, e marcas brasileiras, como Boca Rosa, inovam ao introduzir portfólios com até 50 tons, desde o lançamento, destacando-se em diversidade.
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, 55,5% da população brasileira se autodeclara preta ou parda, um dado que evidencia a demanda por produtos de beleza que considerem a pluralidade de tons de pele no Brasil. “A inclusão não é apenas uma tendência passageira, mas um movimento que agrega valor à experiência do consumidor, fortalece o relacionamento das marcas com seu público e promove o bem-estar de todos”, afirma Ana Seccato, diretora comercial da Circana.
“É importante lembrar que a diversidade de tons nas campanhas e produtos reflete um compromisso genuíno em tornar o mercado de beleza mais acessível e relevante para um público diverso, contribuindo para uma transformação positiva no setor”, completa.
A pesquisa também destaca um crescimento significativo no setor de beleza Norte Americano, onde marcas fundadas por pessoas pretas experimentaram um aumento acelerado de performance nos últimos dois anos.
Esse fenômeno reflete uma mudança no comportamento dos consumidores americanos, que estão cada vez mais priorizando valores sociais ao escolherem produtos de maquiagem e skincare.
A diversidade, em particular, emergiu como um fator crucial para as decisões de compra, com os consumidores optando por marcas que representam uma gama inclusiva de tonalidades e atendem às necessidades de diferentes tipos de pele.