No cenário atual, a criação de conteúdo se tornou uma das ferramentas mais poderosas para alavancar carreiras e negócios na área da beleza. Mas como identificar e comunicar seu produto ou serviço no meio de tanta informação? Como utilizar ferramentas e técnicas que facilitam o processo de produção, edição e publicação? Qual a importância de organizar as ideias sobre o conteúdo, e como isso pode ajudar a construir uma marca pessoal forte?
Essa é uma preocupação comum para os lash designers que querem criar conteúdo para atrair clientes no digital. Por isso, o Brazil Lash Congress, evento para extensionistas organizado pela Beauty Fair, convidou Rebeca Fernandes, conhecida como Beca dos Cílios. Além de ser lash artist, a influenciadora digital é conhecida por sua habilidade de criar materiais que trazem engajamento e se envolver em tendências do mercado internacional para o Brasil, trabalhando também para as marcas Badpink e João da Beleza.
Nessa palestra, Rebeca explorou como produzir conteúdos relevantes, autênticos e estratégicos para conquistar maior alcance, atrair oportunidades e impulsionar sua presença no ambiente digital. A influenciadora separou 4 pontos essenciais para obter sucesso em seu perfil no Instagram e deu dicas para cada um deles.
1. Estratégia
Segundo Beca, o primeiro passo é entender quem é o seu público-alvo. “Quem você quer que assista seus vídeos? Quem você quer atrair para o seu perfil?”, questionou. Ela explicou que, se o objetivo for atingir outras profissionais da área de cílios, o ideal é publicar dicas técnicas, atraindo colegas e ampliando o networking. Já se a intenção for conquistar clientes, os conteúdos precisam gerar desejo e mostrar o valor do serviço. “Definir quem é o seu público é fundamental para construir a comunicação certa”, afirmou. E completou: autenticidade é indispensável — ser você mesma faz toda a diferença.
2. Criatividade
Para Rebeca, criatividade não é um dom inato, mas sim resultado de estímulo. “Você estimula sua criatividade vivendo, assistindo a filmes, lendo livros, fazendo atividades que você gosta”, disse. Ela ainda reforçou a importância de organizar as ideias através de um roteiro antes da gravação, para dar mais fluidez e sentido à narrativa do vídeo.
3. Gravação
Beca destacou que não é preciso equipamentos caros para produzir conteúdo de qualidade: um celular com boa câmera e coragem são suficientes para começar. Alguns recursos, no entanto, fazem diferença:
- Celular com boa resolução (não precisa ser o mais caro);
- Tripé ou suporte simples, para trazer mais dinamismo e fazer diferentes ângulos;
- Iluminação (como um ring light);
- Microfone de lapela, mesmo modelos acessíveis, para melhorar o áudio;
- Editor de vídeo no celular (como CapCut, InShot ou VN), sempre priorizando a simplicidade nos efeitos.
4. Análise
Após publicar, Rebeca aconselhou observar a repercussão do conteúdo e testar diferentes formatos: ângulos, estilos, com ou sem música. “Quando encontrar o que funciona para você, replique”, orientou.
Ela também reforçou a força do formato Reels como estratégia de crescimento: “É pelo Reels que você vai atrair novas pessoas e novos seguidores para o seu perfil. Depois que essas pessoas chegarem, você pode transformá-las em clientes — hoje, o Instagram é uma ferramenta poderosíssima para lotar a sua agenda”, afirmou.