Há uma crescente de empresas e profissionais especializados em oferecer o suporte necessário para a criação de cosméticos. Trata-se de uma resposta à demanda de investidores e empreendedores que desejam iniciar suas atividades no setor de beleza, mas não possuem ou simplesmente não querem possuir uma equipe própria para desenvolver produtos para suas marcas. “Nosso propósito é encurtar esse caminho, que geralmente envolve prazos enxutos, processos produtivos eficientes e economia de recursos”, resume a engenheira química especialista em cosmetologia Adriana Souza, consultora técnica em pesquisa e desenvolvimento na Cosmetic Consulting Assessoria e com 25 anos de experiência na gestão de projetos de marcas próprias de cosméticos. “O mercado da beleza no Brasil sempre se mostrou bastante promissor, e um termômetro disso é o ingresso de inúmeras marcas novas em 2023 e 2024. Para ter ideia, estamos caminhando para 2025 com vários contratos fechados, um salto em torno de 40% comparado a 2023”, completa ela. Para quem ficou curioso sobre como funciona esse tipo de terceirização de cosméticos, Adriana Souza dá alguns insights a seguir.
Cliente é o dono da fórmula
Na terceirização de cosméticos, os produtos são desenvolvidos com exclusividade para cada cliente, que se torna detentor das fórmulas. Geralmente quem procura esse tipo de serviço deseja aprofundar o conhecimento e criar produtos de acordo com as tendências globais, pois já sabe a importância de estar em consonância com a linguagem do consumidor de beleza atual, que exige cosméticos que não sejam nocivos à saúde e ao meio ambiente e estejam alinhados a conceitos como clean beauty, waterless e neuroglow, entre outros.
Prazo ‘para ontem’
Um dos grandes desafios da terceirização de cosméticos é o prazo, sempre curto. “Neste momento estou desenvolvendo um projeto com 40 itens em apenas 20 dias. Para cumprir o planejamento, é importante elaborar um anteprojeto, para que o cliente tenha ciência dos produtos, conceituação da linha, segmento de mercado, classificação dos cosméticos, quem serão os benchmarking de mercado, quais os apelos comerciais e claims de marketing que serão explorados como diferencial. Com a aprovação desse anteprojeto, se dá início à manipulação das amostras para que o cliente teste performance, textura e consistência, para, então, dar continuidade à realização dos testes exigidos pela Anvisa, que incluem pesquisa clínica para atestar a qualidade, a segurança, a eficácia e os benefícios de cada item. Com todas essas etapas cumpridas, começa o processo fabril, que, no caso da terceirização, tem a vantagem de atender de pequenos volumes para empresas iniciantes no mercado de beleza até grandes produções para empresas de porte”, esclarece a engenheira química.
Perfume para ambientes
“Atualmente, há uma grande procura por perfumes para ambientes. E, não estou falando apenas para cada cômodo da casa ou para o trabalho, mas de aromas exclusivos e personalizados que criam identidade olfativa para marcas relacionadas à lojas de varejo e clínicas de estética”, exemplifica Adriana Souza, que lembra que o marketing olfativo é utilizado para conquistar e fidelizar clientes. Pudera, já que o olfato é um dos sentidos que desperta mais memórias emocionais; e estudos afirmam que, em muitas situações, as pessoas lembram mais o que cheiram do que o ouvem e veem.