Dafu Nails: os desafios de criar uma marca chinesa forte no Brasil

Conheça as estratégias que vem sendo usadas pela empresa para conquistar a confiança e credibilidade das manicures brasileiras.

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Por Redação em 06/06/2024 Atualizado: 06/06/2024 às 14:59

A rápida escalada de crescimento da Dafu no Brasil é considerada um case. Sua história começou na famosa Feira da Madrugada, na região central de São Paulo. Com um retorno além do esperado, o proprietário Yonghui Chen, de nacionalidade chinesa e que está há nove anos no Brasil, onde adotou o nome Erick Rui para facilitar a comunicação, se animou a aprofundar seus conhecimentos em importação de produtos da China.

O passo seguinte foi abrir uma loja física na icônica rua 25 de Março, isso em 2018, para comercializar produtos dos mais variados. E eis que em 2019 surgiu a pandemia, momento em que surpreendentemente a Dafu teve um boom no ramo de eletrônicos – de todos os tipos, de secador de cabelo à robô de limpeza passando por câmera de segurança e umidificador de ar. Resultado: até hoje a empresa oscila entre ser a número 1 ou 2 em vendas de eletrônicos da Shoppe, do Mercado Livre e da Shein.

De olho no potencial de consumo do país, em 2021 Erick Rui decidiu ampliar sua atuação apostando em produtos de beleza e mudando o conceito da Dafu. O objetivo é que ela deixe de ser conhecida como ‘a concorrente da Daiso, só que mais barata’ para se tornar uma marca, e que é reconhecida pela qualidade e por ser acessível. Para concretizar esse plano, muitas estratégias estão sendo adotadas. E quem fala com exclusividade sobre elas para o portal NEGÓCIOS DE BELEZA é o tradutor oficial e braço direito de Erick Rui nas operações, Daniel Kuo; acompanhe.

Não é segredo que muitos brasileiros têm resistência a produtos chineses, especialmente porque grande parte deles não segue a legislação do país. O que vocês estão fazendo para mudar essa ideia em relação à Dafu?

Nosso objetivo é mostrar que a Dafu veio para agregar, e não para ser mais um concorrente da China com produtos de péssima qualidade. Prova disso é que desde 2021, quando entramos com força no ramo dos cosméticos e itens de beleza, trouxemos para o nosso time uma equipe farmacêutica e uma jurídica, que estão em contato direto com a Anvisa. Tanto é que hoje todos os nossos produtos têm liberação da vigilância sanitária; também são cruelty free, vale destacar.

Vocês foram processados por uma cliente que disse que a cola de unhas da Dafu corroeu a calça jeans e provocou uma lesão na pele da perna dela. Esse caso já foi julgado?

Isso aconteceu há cerca de um ano. E, assim que recebemos a denúncia, arcamos com todos os custos de medicação. Em paralelo, foi realizada uma perícia e inúmeros testes, que comprovaram que nossa cola é segura e confiável e o que causou o dano à pessoa foi um produto de outra marca. Essa sentença saiu no mês passado e serviu para comprovar que estamos no caminho certo.

Quais são os planos de marketing para divulgar a marca, torná-la mais conhecida e objeto de desejo da brasileira?

Além de buscar parceria com influenciadoras e salões de vários Estados, sendo que já firmamos compromisso com um na Bahia e outro em Santa Catarina, um dos passos mais importantes que demos foi participar da Beauty Fair do ano passado. O retorno foi tão melhor do que esperávamos que já confirmamos presença para a edição deste ano, que acontece de 7 a 10 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Mesmo este sendo o maior evento de beleza das Américas, será fácil encontrar a Dafu entre os expositores, já que nosso estande terá nada menos que 132 metros.

Diante das mudanças, com que cara a Dafu vai se apresentar na Beauty Fair 2024?

Vamos mostrar nosso lado profissional. Tanto que há planos de realizar workshops, promover esmaltação na hora e, claro, vender produtos, além de outras surpresas que ainda não posso adiantar.

Qual público a Dafu Nails quer atingir?

Hoje, quem compra nossos produtos são manicures e salões de cabeleireiro, já que trabalhamos com linhas de esmalte em gel, além de acessórios para unhas e eletrônicos que envolvem esse tipo de serviço, como cabine UV e lixa elétrica. Mas, ainda este ano temos como meta também chegar à consumidora final, que prefere fazer as próprias unhas em casa. Para isso, vamos oferecer esmaltes convencionais, e a preço competitivo.

A diversidade de produtos que a Dafu comercializa só não impressiona mais do que a inovação dos itens oferecidos. Qual o segredo para tanta criatividade?

Um produto que faz sucesso na China geralmente leva um ano para chegar ao Brasil. A gente conseguiu reduzir esse intervalo para, no máximo, dois meses. Para garantir essa agilidade, o Erick Rui e a esposa vão para a China a cada dois ou três meses, ficam por lá de um a dois meses, e, nesse período, fazem muita pesquisa, andam nas ruas, observam o que os chineses estão usando e já mandam produzir os tais itens. É um processo extremamente dinâmico, que garante que tenhamos grandes sucessos de venda como a mini cabine portável UV e a ventilação de unhas.

Nas redes sociais de vocês há muitas perguntas sobre quem pode comprar e como adquirir os produtos Dafu; pode esclarecer?

Todo mundo pode comprar na Dafu, seja a partir do CNPJ ou do CPF. E, sempre temos o cuidado de alertar que a maior parte da linha de nails é profissional, mas também há kits que podem ser utilizados em casa. Os itens podem ser adquiridos online, no próprio site da Dafu, o www.dafu.com.br, ou na loja física. Agora, temos dois endereços, sendo um na rua 25 de Março, 1267; e outro recém-inaugurado na rua Paula Souza, 355, que é ainda mais bonita e ocupa um prédio inteiro, com direito a show room. Seja qual for o canal escolhido, a compra mínima é de R$ 500, que pode ser atingida combinando diferentes produtos, sejam cosméticos, papelaria ou eletrônicos. Em caso de dúvidas, temos atendimento pelo WhatsApp (11) 97191-3405. Para terminar, queria contar que Dafu em chinês significa grande sorte. E é esse tipo de alegria que a gente quer proporcionar aos nossos clientes.