O Dia dos Solteiros é uma data comemorativa tradicional na China e que é celebrada em 11 de novembro, impulsionado vendas por mais de uma década com descontos super exclusivos.
A gigante varejista Alibaba anunciou que sua campanha do Dia dos Solteiros deste ano registrou forte demanda em quatro categorias de produtos: eletrodomésticos, eletrônicos de consumo, vestuário e beleza, o que é um sinal de recuperação do consumo na China continental, informou o portal South China Morning Post, de propriedade do Alibaba.
O Taobao e Tmall Group (TTG), unidade de e-commerce doméstico do Alibaba, informaram que um total de 139 marcas de eletrodomésticos e móveis – incluindo Haier, Midea Group e Dyson – atingiram 100 milhões de yuans (US$ 14 milhões) em valor bruto de mercadorias, considerado um marco de vendas para muitos comerciantes no evento anual.
Mais de 9.600 marcas dessa categoria dobraram suas vendas até a meia-noite de domingo, de acordo com o TTG, que atribuiu os resultados às subsídios governamentais e aos descontos na plataforma, os quais ajudaram a impulsionar a demanda.
No segmento de eletrônicos de consumo, Apple, Huawei Technologies, Xiaomi, Oppo e outras 30 marcas também atingiram 100 milhões de yuans. Mais de 1.100 marcas, incluindo Vivo e a spin-off iQOO, dobraram as vendas em relação ao ano passado até a meia-noite de domingo. Esses resultados vieram após o bom desempenho dessa categoria quando o Alibaba iniciou as vendas diretas no final de outubro.
Até a meia-noite de domingo, 79 marcas de beleza e 66 marcas de vestuário também ultrapassaram a marca de 100 milhões de yuans, segundo o TTG.
O TTG também destacou o desempenho da live commerce para impulsionar as vendas. Até a meia-noite de domingo, mais de 100 salas de transmissão ao vivo registraram um total superior a 100 milhões de yuans, o que, segundo a unidade do Alibaba, foi um recorde para a plataforma.
O bom desempenho mostra como os gastos dos consumidores estão se recuperando na segunda maior economia do mundo, após as amplas medidas de estímulo econômico adotadas por Pequim.
As ações do Alibaba, com sede em Hangzhou, subiram 2,8% nas negociações pré-mercado em Nova York na segunda-feira.
O festival anual do Dia dos Solteiros, iniciado pelo Alibaba em 2009 como um evento de varejo online de 24 horas, tornou-se um termômetro para muitos investidores acompanharem os gastos dos consumidores na China, além de ser um importante indicador da saúde econômica do país.
O que é o Dia dos Solteiros na China?
A ideia do Dia dos Solteiros é considerada originária da Universidade de Nanjing, na China, em 1993, e originalmente era chamada de “Dia dos Bacharéis”. Nesse dia, pessoas solteiras — especialmente homens — se presenteavam e organizavam encontros sociais e festas.
A podcaster Yue Xu, baseada nos EUA e que também escreveu sobre a cultura de namoro na China, contou à revista Time em 2014 que o conceito de namoro era novo para a China nos anos 1990, sendo o casamento a principal forma de as pessoas se relacionarem. A exposição à cultura ocidental fez com que o namoro e a solteirice se tornassem populares.
Para os solteiros, o dia passou a ser uma celebração das suas identidades de solteiro, em um contexto em que a sociedade, em geral, reconhecia principalmente casais e famílias durante os festivais.