Ilustração criada por Alberto Pitta inspirada na riqueza dos símbolos africanos e na vitalidade da árvore baobá, da qual é extraído o principal óleo utilizado na formulação da linha Novex Santo Black Poderoso

Embelleze e Alberto Pitta anunciam colaboração inédita em celebração à ancestralidade

Ilustração especial é inspirada na família Novex Santo Black Poderoso, criada para o tratamento dos cabelos crespos e cacheados

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Foto: divulgação
Por Redação em 05/12/2024 Atualizado: 05/12/2024 às 13:37
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A Embelleze firmou uma colaboração inovadora com o artista plástico Alberto Pitta, resultando em uma estampa exclusiva para a linha Novex Santo Black Poderoso, voltada para cabelos crespos e cacheados. A ilustração de Pitta, inspirada na cultura africana e na árvore baobá, simboliza resistência e ancestralidade, refletindo a força das identidades negras. A parceria destaca o comprometimento da Embelleze com a diversidade e a valorização da beleza afro, reafirmando seu papel pioneiro no cuidado com cabelos crespos desde 2014. Com ingredientes como o óleo de baobá, a linha não apenas cuida dos fios, mas também celebra a herança cultural de cada mulher.
Resumo supervisionado por jornalista.

Embelleze anuncia uma colaboração inédita com o renomado artista plástico e ícone da cultura afro-brasileira Alberto Pitta. A parceria se inicia com uma estampa exclusiva inspirada e criada para a família de produtos para crespas e cacheadas, a Novex Santo Black Poderoso, unindo arte e beleza para homenagear a força e a ancestralidade refletidas em cada cacho, textura e história de resistência. 

Pitta assina uma ilustração que é uma verdadeira obra de arte. Inspirada na riqueza dos símbolos africanos e na vitalidade da árvore baobá, da qual é extraído o principal óleo utilizado na formulação da linha, sua criação transforma os elementos de Novex Santo Black Poderoso em um manifesto visual de identidade e orgulho, traduzindo assim o legado da ancestralidade africana com os traços vibrantes de Pitta, conhecidos por capturar a energia dos blocos de afoxé e os ritmos dos tambores. 

“Para produzir essa imagem, eu lanço mão de símbolos e signos milenares de África, que é a base do meu trabalho, da minha pesquisa, do meu processo criativo, trabalhando com as cores da Embelleze… então eu faço esse diálogo, essa conversa com o que vai subir à cabeça das mulheres através do pente garfo. O pente garfo é uma tradição africana, ele conta histórias de resistência das pessoas, dos homens na diáspora. Então isso vai estar presente no nosso trabalho, esse signos, esses símbolos e o óleo do baobá”, resume o artista.

A escolha de Pitta para essa parceria de peso reflete a sensibilidade do artista em retratar a cultura negra, um tema destacado por Vitor Silveira, CMO da Embelleze. “Antigamente, os penteados afros eram utilizados como mapas de fuga, por isso esse baobá representa, com seus galhos e folhas, a liberdade. Porém, não só a liberdade para ter os cabelos como quiser, mas, sim, para ser quem é”, explica.

Com essa colaboração, a Embelleze reafirma seu compromisso histórico com a diversidade, evidenciando sua atuação pioneira no cuidado e na valorização de cabelos crespos e cacheados desde 2014, por meio do conceito “cabelo bom é o que te faz feliz”.

Mais do que uma linha de produtos, Novex Santo Black Poderoso é um manifesto de identidade, resistência e celebração da herança cultural. Com óleo de semente de baobá,  conhecida como a “árvore da vida”, ele hidrata, nutre e fortalece, cuidando não só dos fios, mas também da história de cada mulher. 

Como destaca Ednice Duarte, gestora de Novex, “esse é só o início de uma parceria que reafirma o propósito da Embelleze em transformar vidas, trazendo nessa ilustração uma celebração da força das origens e da beleza de cada um.”

Sobre a Embelleze

A Embelleze é uma das maiores empresas 100% brasileiras do mercado de beleza para os cabelos no país. É também uma das 100 maiores do setor no mundo e, há cerca de 55 anos, vem transformando as vidas das mulheres por meio de cuidados com a beleza. Tem em seu portfólio algumas das mais inovadoras marcas de produtos para os cabelos do mercado brasileiro, como Novex, Natucor e Maxton. Sua família de produtos conta com mais de 500 itens, entre tratamentos e tinturas, além de produtos de transformação. A empresa está presente hoje em 70 países, nos cinco continentes, sendo representada a partir de escritórios nos EUA (que cuida ainda do Canadá), Portugal (Europa, África e Oriente Médio), Venezuela (América Latina) e Hong Kong.