Em 20 anos de existência e mais de 80 milhões de procedimentos, a Espaçolaser passou de uma sala em um shopping da zona de Sul de São Paulo para atuais 870 lojas, sendo 804 no Brasil (562 próprias e 242 franquias) e 66 na América Latina (36 próprias e 30 franquias). Porém, a ainda pouco conhecida depilação a laser só alavancou o negócio após quatro anos, época do auge dos sites de compras coletivas. O sucesso foi tamanho que no período a marca cresceu de 7 para 20 lojas.
O segundo importante salto da companhia se deu depois de sete anos, quando seus fundadores – o dermatologista Ygor Moura, o advogado Paulo Morais e o ex-militar Tito Pinto – decidiram começar a operar no modelo de franquia. Resultado: no primeiro ano foram vendidas 120 lojas, o que levou à ampliação da base de filiais em mais de quatro vezes. Outros passos decisivos aconteceram em 2021, com a estreia da marca na B3, levantando R$ 2,64 bilhões e sendo a primeira empresa do setor de serviços de beleza a entrar na Bolsa de Valores; e a aquisição da Cela, rede de clínicas de depilação no Chile.
Corta para 2024 e a ascensão da Espaçolaser continua a todo vapor; e é sobre as estratégias que têm servido de combustível para este desempenho que NEGÓCIOS DE BELEZA BEAUTY FAIR entrevistou com exclusividade a COO Fernanda Milred e o CFO Fabio Itikawa. Acompanhe.
Em 2023, o faturamento da Espaçolaser foi de R$ 1,6 bilhões, uma alta de 7% em relação a 2022. Qual a previsão para 2024?
Como a Espaçolaser é uma empresa de capital aberto, não podemos dar guidance e projeções. Mas podemos compartilhar que fechamos o terceiro trimestre com um acumulado de R$ 1,2 bilhões e de R$ 1,7 bilhões nos últimos 12 meses com base em 30 de setembro de 2024.
Quais os planos de crescimento e expansão?
Temos um guidance de 50 novas lojas para 2024 e, nos últimos 12 meses já inauguramos 54, sendo 51 no modelo de franquias englobando o Brasil e os mercados internacionais, como Argentina e Chile. Nosso foco permanece em consolidar a expansão da rede enquanto buscamos um crescimento sustentável nos próximos anos. Falando especificamente do território nacional, atualmente temos focado na abertura de unidades em cidades com densidade populacional acima de 50 mil habitantes, uma vez que a Espaçolaser já segue com uma forte capilaridade nas capitais e grandes centros urbanos.
Tirando as poucas unidades com serviços adicionais de estética, como aplicação de toxina botulínica e de preenchedor, a Espaçolaser tem se mantido como rede um único produto: a depilação a laser. Esse tipo de decisão não é limitada ou mesmo arriscada?
Atualmente temos 11 lojas com depilação e estética em operação, sendo 4 próprias e 7 franquias. Trata-se de um projeto piloto, no qual estamos avaliando o potencial dos serviços e a melhor forma de atuação. Porém, a Espaçolaser é reconhecida por oferecer uma tecnologia de laser padrão ouro aliada à uma equipe altamente capacitada, o que resulta em um tratamento de altíssima qualidade, com resultados duradouros, e a torna líder deste segmento no Brasil. Vale destacar que este é um mercado sub penetrado e com grande potencial de crescimento, por isso nossa estratégia é aumentar a capilaridade em território nacional, no qual a penetração da depilação a laser está em torno de apenas 15% dentre as pessoas que adotam algum método de depilação. Ou seja, há um mercado de 85% ainda a ser explorado.
Se a depilação a laser ainda tem tanto a crescer no Brasil, por que vocês optaram por abrir unidades no exterior?
A Espaçolaser é pioneira no mercado de depilação a laser no Brasil e, por ser tão inovadora, entendeu que havia uma oportunidade de levar sua tecnologia e método para um mercado onde a depilação a laser tinha um ciclo muito longo e pouco eficiente, como foi o caso da Argentina – primeiro país escolhido para a expansão internacional, por meio da joint venture com a marca Definit. Atualmente, estamos presentes no Chile, Colômbia e Paraguai, e os números mostram que apostar neste mercado foi assertivo. Em 2024, as vendas brutas da operação na América Latina acumularam cerca de R$ 66 milhões no acumulado do ano, um aumento de aproximadamente 7%. Vale ressaltar que a operação internacional se move de forma independente, enquanto nossos principais esforços seguem concentrados na operação brasileira, onde ainda enxergamos muitas oportunidades de crescimento e expansão.
E quanto a Estados Unidos e Portugal, há planos para chegar nesses países que não só admiram a estética brasileira e a depilação à brasileira como contam com inúmeros imigrantes brasileiros?
Quando a Espaçolaser definiu a estratégia do IPO (evento que marca a estreia de uma empresa na Bolsa de Valores), o crescimento internacional foi direcionado para ser gradual e nos países da América Latina, por meio da abertura de lojas próprias, franqueadas ou aquisições e joint ventures com parceiros locais. Embora enxerguemos potencial em outros mercados, como Estados Unidos, Portugal e México, por exemplo, no momento estamos concentrados em capturar as diversas oportunidades de crescimento e eficiência no Brasil, onde acreditamos haver ainda um potencial significativo a ser explorado.
Como o cliente é trabalhado por vocês? Afinal, o laser é tão eficaz que, por vezes, com poucas sessões a pessoa já se dá por satisfeita e demora a retornar para uma manutenção.
Hoje, nossa base é de, aproximadamente, 4 milhões de clientes com contratos ativos. O que observamos no comportamento dessa base é que o consumidor que realiza o tratamento completo em uma área do corpo tem a tendência de renovar a contratação do serviço em mais três ou quatro regiões corporais. Além disso, temos uma estratégia de relacionamento com os clientes da base por meio dos canais digitais, com iniciativas de indicação de amigos que gera pontuação e estimula a aquisição de novos tratamentos com descontos, por exemplo.
Nos últimos anos, a participação masculina no mercado de depilação a laser cresceu quase oito vezes, passando de 400 mil para 3,1 milhões de usuários. Como é a procura dos homens pelos serviços da Espaçolaser?
Nos últimos sete anos o percentual de público masculino realizando depilação a laser nas unidades da Espaçolaser quase triplicou, passando de 5% em 2017 para 13% este ano. A tendência é que esse número cresça cada vez mais, refletindo a mudança que vem com a adesão dos homens aos métodos de depilação, quebrando estigmas de masculinidade relacionados aos cuidados com o corpo e reforçando a escolha por conforto e bem-estar.
E em relação aos adolescentes, quais as estratégias para atrair esse público com enorme potencial dentro do segmento da beleza?
A Espaçolaser busca constantemente se adaptar aos diversos públicos que desejam elevar a autoestima e buscam essa liberdade proporcionada pela depilação a laser, incluindo os jovens que passam por grandes mudanças hormonais. Como parte dessa estratégia, este ano passamos por um rebranding da marca, que traduz uma evolução, tornando-se mais moderna e digital, adotando, assim, um novo posicionamento de comunicação: mais diversificada, inclusiva e oferecendo uma jornada melhor para o consumidor, principalmente via app e canais digitais. Em paralelo, temos produzido campanhas com descontos e condições facilitadas nos pacotes de serviços nas redes sociais, em parceria com a embaixadora da marca, Jade Picon, e outros influenciadores digitais.
Quanto custa uma franquia da Espaçolaser?
Atualmente, o investimento inicial é de R$ 905 mil, que contempla a taxa de franquia e a adequação do imóvel, ainda com a possibilidade de o equipamento de laser poder ser financiado mediante aprovação de crédito em banco. Como franqueadora, a Espaçolaser dá todo o apoio na escolha do ponto comercial e suporte durante todo o processo. A rentabilidade do nosso negócio acaba sendo superior à média do mercado, muito em função de a depilação a laser não necessitar de gestão de estoque, o que simplifica a operação e maximiza os lucros. Vale destacar ainda que somos a única empresa do setor que possui uma Universidade do Laser, um centro de capacitação onde todos os colaboradores, sejam das lojas próprias ou das franquias, recebem treinamento prático e teórico. As especialistas em laser, por exemplo, passam por mais de 100 horas de capacitação técnica antes de iniciarem os atendimentos nas unidades, o que garante a qualidade e segurança dos serviços prestados.