Indústria

10 principais eventos de beleza do mundo mostram tendências para 2023

Feiras do ano passado anteciparam tudo o que vai bombar desta vez no setor de beleza

Por Redação em 16 de fevereiro de 2023

A equipe da BeautyStreams, empresa de pesquisa de tendências na área, cobriu uma série de feiras de beleza em países da Europa, Ásia e Américas no ano passado. Trazendo as novidades de beleza em cada um desses continentes, já dá para prever o que vai acontecer em 2023.

Sob o status de maior feira de beleza das Américas e segunda do mundo, a Beauty Fair também se encontra no rol de eventos globais visitados pela curadoria.

Vem conferir tudo o que foi visto e o que vai aparecer nos eventos ao redor do mundo.

Europa vai de inovação tecnológica à responsabilidade ambiental

Os eventos de beleza europeus têm, cada vez mais, mostrado uma posição vanguardista, sobretudo quando se trata do foco em tecnologia e sustentabilidade. De fato, essas são tendências já apontadas pelo WSGN para a indústria de beleza até 2025 e começam a transitar mais fortemente entre as pautas do setor. Conheça as feiras do continente.

1. Cosmoprof Worldwide Bologna

Na última edição da Cosmoprof Worldwide Bologna, na Itália, entre as diversas tendências identificadas na edição, esteve presente a “skinificação” da maquiagem.

Ainda não há um termo em português que traduza melhor o significado dessa expressão, mas, essencialmente, trata-se de dizer que são as maquiagens mais leves, como bases em texturas fluidas e que deixem a pele mais próxima do natural.

Segundo a Vogue, essa tendência despontou no período da pandemia, onde o uso de procedimentos de skincare cresceu bastante. Cada vez mais as pessoas procuram não esconder tanto suas imperfeições, produzindo um efeito de maquiagem mais realista.

Durante a feira de beleza, houve muita empolgação na categoria de Unhas. Uma diversidade de produtos com formulações ecologicamente sustentáveis, inspirações faça-você-mesmo (DIY) e até soluções em realidade aumentada foram apresentadas ao público.

Em 2023, a Cosmoprof Worldwide Bologna acontecerá de 16 a 20 de março. A Beauty Fair contará com um espaço exclusivo e dedicado à promoção das marcas nacionais no exterior, rodadas de negócios, vitrine de produtos, eventos de relacionamento e área de vendas.

grupo de empresários da indústria de beleza com a Beauty Fair durante a Cosmoprof

2. Pitti Fragranze e in-cosmetics Global

Já na Pitti Fragranze, em Florença, e na in-cosmetics Global, em Paris, o foco das edições foi em produtos com ingredientes naturais, como os reciclados, biodegradáveis e não poluentes de mares e oceanos. 

Novas edições dessas feiras de beleza estão chegando. A in-cosmetics Global já está programada para ocorrer de 28 a 30 de março, em Barcelona, e a Pitti Fraganze dos dias 15 a 17 de setembro de 2023.

3. PCD & ADF e Luxe Pack Monaco

Na PCD & ADF, também em Paris, refis de luxo, embalagens minimalistas e o incentivo ao sistema de reutilização, inspirada na economia circular, roubaram a cena. Na edição da Luxe Pack Monaco, em Mônaco, soluções ecológicas ocuparam o primeiro lugar no cobiçado prêmio in-Green da feira, provando mais uma vez que a sustentabilidade é a prioridade dos fabricantes.

A PCD & ADF terá uma nova edição somente em 2024, nos dias 17 e 18 de janeiro. A Luxe Pack Monaco ocorrerá ainda este ano, de 02 a 04 de outubro.

4. Cosmectic 360

Durante a Cosmectic 360, na França, estiveram em evidência inovações tecnológicas. A feira de beleza francesa, que é uma referência para ingredientes e formulações na indústria, mostrou a chegada de uma nova alternativa natural ao retinol, introduziu uma mini proteína rejuvenescedora e lançou o chamado Scent of Happiness, entre outras inovações.

A Cosmetic 360 terá uma nova edição, nos dias 18 e 19 de outubro. 

5. Beauty Forum Munich

A Alemanha também não ficou de fora e apresentou produtos com ingredientes à base de cannabis e derivados do vinho na Beauty Forum Munich. Também no evento houve destaque para opções de skincare com novidades em máscaras faciais.

Nas feiras de beleza europeias, houve também o estímulo a experiências sensoriais. Vale destacar que produtos que proporcionam o bem-estar emocional nas rotinas diárias de beleza estiveram presentes durante as feiras, que também trouxeram as pautas da diversidade e da fluidez de gênero para as programações.

A 37ª edição da Beauty Forum Munich acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro.

Ásia imprime sua identidade e cultura nos eventos de beleza

Nos eventos do continente asiático, teve destaque os produtos com traços da cultura local, que se sobressaíram nos dias de programação. Veja o que esperar dos eventos de beleza em 2023.

6. InterCHARM Korea

Na edição da InterCHARM Korea, na Coreia do Sul, algumas inspirações da culinária apareceram nos produtos feitos com ingredientes nativos, principalmente naqueles voltados para os cuidados com os cabelos e couro cabeludo.

Uma nova edição da feira de beleza está programada para 30 de agosto até 1º de setembro.

7. Cosmoprof India

Na Cosmoprof India, em Mumbai, os conhecimentos milenares da medicina Ayurvédica e o uso de probióticos e mel surgiram como as principais estrelas desta edição, que aconteceu pela terceira vez no país. Este ano, a 4ª edição ocorrerá no final do ano, entre os dias 07 e 09 de dezembro.

8. Dubai Design Week

Já na Dubai Design Week, nos Emirados Árabes, a feira chamou uma atenção especial para os designers e fabricantes que são ou trabalham no Oriente Médio, e cujas produções retratam a identidade local.

Uma nova edição é esperada, mas as datas ainda não foram divulgadas.

Estados Unidos e Brasil são os destaques dos eventos de beleza das Américas

Como um dos principais polos de beleza do mundo, as Américas trouxeram novidades e se aproximaram das feiras de beleza da Europa no tema de sustentabilidade. Descubra quais foram os destaques e tenha um gostinho do que vem por aí.

9. MakeUp In New York

Nos Estados Unidos, a MakeUp In New York trouxe uma variedade de novos formatos e aparatos de maquiagem. O uso da tecnologia se tornou marcante, dando a esta edição um toque ‘nerd’ à área da beleza. A questão ambiental também apareceu por meio de embalagens sustentáveis inovadoras.

A nova edição já está agendada para os dias 20 e 21 de setembro.

10. Beauty Fair

Com o peso de um dos maiores eventos de beleza do mundo, a Beauty Fair não ficaria de fora da curadoria da BeautyStreams. O destaque foi a importância do uso de ingeríveis, os neurocosméticos, os produtos de beleza voltados para cuidados íntimos e as marcas brasileiras de cuidados com os cabelos.

A 18ª edição está programada entre os dias 09 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Eventos de beleza tem grandes novidades no Brasil e com esse giro pelas feiras de beleza ao redor do mundo, já dá para ficar por dentro de tudo e aguardar as novidades em 2023. E em abril, a Beauty Fair promoverá dois grandes eventos inéditos, trazendo essas e muito mais tendências: o The Hair e a Beauty Show.

O The Hair é o 1º programa de imersão técnica exclusivo para cabeleireiros, que terão a oportunidade de aprender com os maiores especialistas nacionais e internacionais. O lançamento da programação aconteceu no dia 23 de fevereiro e já é possível fazer a inscrição no seguinte link: https://beleza.beautyfair.com.br/the-hair

A Beauty Show Make&Nails é uma nova experiência em feira, exclusiva para manicures, maquiadores e apaixonados pelo universo da beleza. O evento vai acontecer no pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de abril, e 01 de maio, das 10h às 20h.

Aproveite as feiras de beleza e participe para ficar atualizado de todas as tendências de mercado. Os eventos também são uma ótima oportunidade para fazer parcerias e fechar novos negócios.