Fernanda Chauvin, CEO do Grupo F. Chauvin, destaca o lançamento de sua nova marca de dermocosméticos, Skin Therapy, que já conta com 30 produtos e previsão de vendas mensais de 5 mil itens até o fim de 2023. Em entrevista, ela enfatiza a importância de seguir o propósito e adquirir conhecimento técnico para empreender no setor de beleza. A Skin Therapy se diferencia da Ellementti por suas formulações minimalistas e multifuncionais, voltadas ao consumidor final e prescritas por médicos, enquanto a Ellementti foca em tratamentos profissionais com fórmulas complexas. Chauvin também compartilha os desafios de gerenciar duas marcas e a conciliação entre trabalho e maternidade, ressaltando a importância de manter sua essência e intuição no processo criativo.
Resumo supervisionado por jornalista.Especialista em dermocosmética e CEO do Grupo F. Chauvin, Fernanda Chauvin divide hoje sua atenção entre a já consagrada Ellementti e sua nova marca de dermocosméticos Skin Therapy. “Apesar de ainda ser um bebê, já que nasceu em outubro de 2023, ela já nos dá grandes alegrias. Entre elas, o fato de contar com 30 produtos em linha e vir num crescente de vendas, com a expectativa de chegar até o fim deste ano com uma venda mensal de 5 mil itens”, diz a empresária.
Em entrevista exclusiva e especial para o Mês das Mulheres, Fernanda Chauvin manda um recado para empreendedoras que sonham em ter sua própria marca de beleza: “Seja fiel ao seu propósito e o utilize como guia para realizar seus sonhos. Também acumule bastante bagagem sobre beleza e fatores técnicos sobre a área que se deseja investir. Empreendedorismo é um desafio por si só, portanto, aprender sobre dermatocosmética ou cosmética enquanto também se aprende a empreender pode dificultar seu caminho. Antecipar-se é a melhor opção”. A seguir, a empresária compartilha os bastidores da criação de Skin Therapy; acompanhe.
Como nasceu a Skin Therapy?
Há muitos anos estudo sobre a interação entre o bem-estar e a saúde da pele. Nesse caminho, entendi que a saúde da pele e o dia a dia de autocuidado são ferramentas poderosas para deixar pessoas mais felizes e que com a formulação correta e ativos tecnológicos podemos ter ações científicas para intensificar este bem-estar. Assim nasceu a Skin Therapy, uma marca acessível, minimalista e que visa oferecer sinestesia e bem-estar enquanto trata a pele.

No que a Skin Therapy se diferencia da Ellementti?
Na Ellementti tenho lançamentos super tecnológicos, com fórmulas mais complexas e que, em sua maioria, são direcionadas para tratamentos profissionais, já que meu público-alvo são os profissionais de beleza, estética e especialistas em skincare. Já na Skin Therapy desenvolvo formulações minimalistas e multifuncionais, que cuidam da saúde cutânea e mental e são desenvolvidas para o consumidor e para o canal médico a partir da prescrição. Porém, as duas marcas são orientadas pelo meu trabalhado em dermatocosmética, com um olhar apurado para a sinestesia, os neurocosméticos e a corneoterapia.
Lançar uma nova marca de cosméticos é mais fácil quando já se tem uma empresa de sucesso?
Não necessariamente. Por mais que eu já tenha o foco e muita informação sobre o funcionamento da indústria, continua sendo uma aventura lançar uma nova marca. Isso porque o mercado não quer que você lance produtos semelhantes ao que já possui na sua primeira marca. O desafio de inovar, fazer a diferença na vida de seus consumidores, trazer novas e diferentes tecnologias é único em cada nova empreitada.
Em algum momento você pensou em desistir de Skin Therapy por causa da concorrência?
Com certeza, já que esse é um projeto muito desafiador. Mas, estar com pessoas de confiança na criação da Skin Therapy me ajudou a me conectar comigo mesma e entender que a minha essência é meu diferencial. É isso que busquei transparecer mais nesta nova marca: ela é parte da minha busca pela liberdade de criar inovações e seguir os caminhos que acredito serem mais corretos para o mercado e também para a saúde das pessoas.

Quais foram os maiores desafios enfrentados ao lançar Skin Therapy?
Foram muitos, mas, para exemplificar, vou falar de três. O primeiro foi conseguir tocar dois negócios ao mesmo tempo, o que foi possível porque tenho pessoas incríveis comigo em ambos os projetos. Uma delas é a minha sócia, Deni Haut, que confiou no meu desenvolvimento como farmacêutica e trouxe sua expertise sobre a experiência e jornada do cliente, o que é um grande diferencial para a marca que conta com um atendimento personalizado e intimista. Outro desafio foi equilibrar o trabalho com a maternidade, precisando estar presente tanto na empresa como em casa, para meus dois filhos. O amor e a parceria deles comigo foi essencial para que tudo desse certo. Por fim, ainda tive como obstáculo o cuidado de não perder minha essência e acreditar na minha intuição, já que empreender também exige fazer escolhas que têm a ver com você e com a sua marca. Se nos direcionarmos somente pelas tendências, o propósito se esvai.
Quais os canais de venda de Skin Therapy?
Hoje, o foco é no e-commerce próprio, até para podermos oferecer mais informações sobre a marca para nossos clientes. Também temos uma loja conceito em Palhoça (SC), que oferece experiências sensoriais com os produtos. Escolhi este caminho justamente para trazer o bem-estar e experiências diferenciadas em todos os contatos, algo que é importante na identidade da Skin Therapy.