Na era da informação, o varejo de beleza está descobrindo o imenso poder dos dados para contribuições de vendas, entender tendências e estreitar o relacionamento com os consumidores. Em um setor onde a experiência de compra é essencial, o uso estratégico de dados permite não apenas adaptar produtos e serviços às necessidades dos clientes, mas também criar conexões emocionais que geram fidelidade e aumentam o ticket médio.
Durante o evento Beauty Intelligence, que aconteceu nesta quinta-feira, 7, e promovido por Beauty Fair e Scanntech, donos das maiores redes de perfumaria do Brasil puderam acompanhar como a análise de dados se tornou necessária para desenvolver estratégias que coloquem a beleza ao alcance de todos, ao mesmo tempo que fortalecem o papel da perfumaria como um canal de relevância no mercado brasileiro.
Com o uso de dados, marcas e varejistas podem tomar decisões mais precisas para atender melhor ao comportamento do consumidor, identificar padrões de compra e reagir rapidamente às mudanças do mercado. Por isso, durante o evento, foram apresentados dados de mercado que mostram a importância de investir em informações para crescer em um setor cada vez mais conectado. Aqui, confira tudo o que aconteceu no evento.
Beauty Fair e Scanntech: dados impulsionando a nova era nas perfumarias no Brasil
A Beauty Fair, entendendo a necessidade de usar os dados para mapear o comportamento do consumidor no setor, em parceria com a Scanntech, lançou no começo do ano um projeto que promete transformar a maneira como se tomam decisões no ecossistema varejo-indústria do setor de beleza, democratizando o acesso à informação e capacitando as perfumarias a entender e atender melhor seu público.
Através dos dashboards que a Scanntech disponibiliza a seus varejistas parceiros, as perfumarias terão acesso a informações valiosas sobre o o desempenho de produtos e categorias, incluindo volume de vendas, desempenho por categoria e subcategoria, precificação, itens de maior destaque, fluxo em loja e ticket médio.
Com essa conexão, o canal de perfumaria passa a usufruir dos mesmos benefícios que grandes redes de varejo alimentar já exploram, permitindo uma visão detalhada do mercado e auxiliando na melhoria de margens e aumento de vendas.
O papel das perfumarias no consumo de beleza
Cesar Tsukuda, CEO da Beauty Fair, abriu o evento para falar da força do canal de perfumaria no varejo, apresentando dados que reforçam a importância desse setor no mercado brasileiro de beleza.
Cesar destacou que o canal de perfumaria é um ponto de contato frequente e relevante para os consumidores, com 9 em cada 10 mulheres visitando perfumarias nos últimos seis meses e 60% delas realizando compras mensalmente. Esse comportamento revela como esses locais são essenciais para o setor, não apenas como pontos de venda, mas como espaços de interação e descoberta de novos produtos.
O atendimento especializado nas perfumarias é outro ponto importante, com 79% das mulheres buscando informações sobre novos produtos diretamente com os atendentes, o que leva a um aumento de 27% no gasto médio e prolonga a permanência das consumidoras em até 37 minutos.
Cesar reforçou a importância das perfumarias como plataformas estratégicas para lançamentos e promoções, mencionando que “8 em cada 10 mulheres compram mais do que planejaram, e 83% são motivadas por promoções”.
Para o futuro, ele destacou o potencial de crescimento do setor através da profissionalização e uso de dados para fortalecer a parceria com a indústria, transformando esses pontos de venda em espaços de construção de marca.
O poder dos dados para a eficiência do varejo
O CEO da Scanntech Brasil, Thomaz Machado, abordou a importância dos dados para a eficiência do varejo, apresentando soluções tecnológicas que integram informações de
venda em tempo real, permitindo ao varejo entender melhor o comportamento do consumidor e as tendências do mercado.
Thomaz enfatizou a necessidade de reduzir a ineficiência entre varejo e indústria, e destacou como o uso de dados pode garantir o crescimento. “Redes que usam a Scanntech crescem 8,7 pontos percentuais a mais que as redes que não usam”, revelou.
Para Thomaz, a informação é importante para as decisões estratégicas no varejo: “A informação hoje é muito acessível e fundamental para o crescimento do negócio. Com os dados, temos a informação de que precisamos para saber quais produtos são preferidos, quais estão deixando de ser consumidos e conseguir traçar as melhores estratégias para aumentar as vendas”.
Ele argumentou que “você investe onde tem mais informação”, e, com dados, as operações realizadas conseguem trazer ações mais precisas, e o varejo, ao compartilhar informações, pode alcançar resultados superiores. A possibilidade de acionar promoções e estratégias diretamente para o varejo também foi destacada como um grande diferencial no cenário atual.
Cenário do consumo no Brasil: otimismo e adaptação em 2024
Já a Isabela Bertazi, Gerente de Estudos de Mercado da Scanntech Brasil, analisou o cenário do consumo de beleza no Brasil em 2024, um ano marcado por uma recuperação econômica que estimula a demanda do setor de cuidados pessoais.
Especialistas apontaram que o Brasil vive uma fase econômica positiva, com o desemprego em queda e o aumento da renda média das famílias. Esses fatores, aliados à redução da inadimplência, permitem um alívio financeiro aos consumidores, ainda que a inflação e o aumento nos preços de alimentos e energia elétrica representem desafios.
As redes sociais também foram destacadas por Isabela como ferramentas essenciais para as marcas, com plataformas como Tik Tok consolidando tendências de beleza que refletem diretamente no consumo.
Como ela comentou, “o que viraliza nas redes sociais se consolida em consumo”, especialmente para produtos como esmaltes, cuja demanda aumentou significativamente após a pandemia. “O mercado de esmaltes volta a crescer aceleradamente no pós pandemia e vê consumo disparar pelas “trends” nas redes sociais”, reforçou Isabela.
Além disso, ela ressalta uma tendência de consumo voltada para o autocuidado e o bem estar, com uma busca crescente por produtos que aliam estética e saudabilidade, como suplementos à base de proteínas e produtos de proteção para a pele. “As tendências relacionadas à estética estão mudando as escolhas alimentares do brasileiro. Há um grande aumento no consumo de suplementos, principalmente, à base de proteínas que é a bola da vez”, disse.
Essa busca reflete-se no mercado de perfumaria, onde categorias como cabelo, maquiagem e unhas continuam a crescer, estimuladas pela valorização da aparência: “Nas perfumarias, cabelo, maquiagem e unhas são categorias com maior importância, e as que mais estão focadas em autocuidado”, finaliza.
Transformando dados em estratégia com Tenda Atacadista e Rede Sol
O painel “Dados do varejo na prática” encerrou o evento trazendo cases da Tenda Atacadista e da Rede Sol, que compartilharam suas experiências com o uso de dados fornecidos pela Scanntech.
A empresa tem sido um aliado importante para as redes varejistas ao democratizar o acesso a dados estratégicos, permitindo que as empresas de todos os portes tomem decisões mais informadas. “O dado por si não gera resultados se você não fizer uso dele para bons negócios”, afirmou Tiago Vavassori, Diretor de Inteligência da Scanntech e moderador do painel, destacando a importância de transformar informações em ações.
Rafael Carnevali, Gerente de Inteligência da Tenda Atacadista, explicou como a transparência no compartilhamento de dados entre varejo e indústria cria uma relação de confiança e aumenta a eficácia das estratégias. Segundo ele, “90% das indústrias estão crescendo para o digital por conta do compartilhamento de dados”, o que transforma o relacionamento com fornecedores e gera benefícios para toda a cadeia.
A Rede Sol destacou o papel da Scanntech em permitir que redes menores tenham acesso a informações antes restritas aos grandes jogadores. Esse acesso democratizado permite que pequenas empresas também desenvolvam estratégias alinhadas às demandas do mercado. “Precisamos tratar nossos clientes, colaboradores e fornecedores da mesma forma. A melhor maneira de fazer isso é trocar informações”, destacou Rodolfo Antunes, Proprietário da Rede Sol, apontando a importância de um relacionamento colaborativo em um mercado cada vez mais competitivo.
O evento Beauty Intelligence 2024 reafirmou o potencial transformador de dados para o mercado de beleza e varejo no Brasil, demonstrando que a perfumaria se consolida como um ponto de contato essencial e um canal de experiência para consumidores, ao mesmo tempo em que o uso estratégico de dados revoluciona as relações entre varejo e indústria, democratizando o acesso à informação e criando uma cadeia de valor mais forte e conectado.