Profissionais de Beleza

Gestão de pessoas — como aplicar no seu salão de beleza

Entenda por que você precisa da gestão de pessoas e o que pode ser feito para melhorar essa área no seu salão de beleza.

Gestão de pessoas — Como Aplicar No Seu Salão De Beleza
Por Redação em 10 de novembro de 2022

Todo salão é construído por pessoas: clientes, gestores e profissionais. Não é possível, portanto, estruturar uma carreira sólida e de sucesso sem se preocupar em gerenciar todos esses participantes.

A gestão de pessoas é uma questão de extrema importância não só em um salão de beleza, como em qualquer outro estabelecimento. É por meio desse gerenciamento que é possível obter melhor alinhamento e bons resultados. 

Pensando nisso, a Beauty Fair promove a profissionalização e a capacitação de donos e donas de salão de beleza há 18 anos, com o objetivo de entender os maiores desafios e propor caminhos para superá-los, inclusive no âmbito da gestão de pessoas.

Continue a leitura e confira boas práticas para melhorar a atração e retenção de talentos no seu negócio!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é o departamento responsável por envolver todas as atividades relacionadas à administração e ao desenvolvimento de colaboradores dentro da empresa. 

Existem práticas que devem ser sempre exercidas pelos líderes para que a gestão de pessoas seja feita de maneira efetiva, contribuindo para o bem-estar e evolução daquele colaborador. São elas:

  • melhorar a comunicação interna;
  • avaliar o desempenho;
  • incentivar o trabalho em equipe;
  • motivar os colaboradores;
  • diminuir os conflitos;
  • entre outros. 

Para um salão de beleza, isso significa traçar planos de carreira que levem os profissionais a alcançar seus objetivos de forma que ainda esteja alinhada com as metas da empresa. 

Como aplicar a gestão de pessoas no salão de beleza?

Agora que você já sabe o que é gestão de pessoas, é importante entender como aplicá-la no dia a dia de um salão. 

Para fazer essa implementação, a camada de liderança deve estar capacitada para tarefas como:

  • entender o perfil de cada colaborador;
  • montar planos de carreira coerentes;
  • conhecer as técnicas de atração de talentos;
  • planejar a participação da equipe em cursos, workshops e outros eventos profissionalizantes;
  • desenhar metas alcançáveis e relevantes para a organização e para cada indivíduo;
  • dar feedbacks completos e úteis;
  • incentivar a fidelização do cliente.

Para isso, é preciso investir na qualificação de gestores. Isso envolve entendimentos sobre o relacionamento com o outro dentro do ambiente de trabalho, habilidades de liderança e uma excelente comunicação.

Como a Beauty Fair atua na gestão de pessoas dentro dos salões de beleza?

A Beauty Fair reconhece os desafios para encontrar mão de obra qualificada e para alinhar a atuação dos profissionais dentro do salão de beleza à necessidade de crescimento do negócio. Por isso, construímos programas de instrução e formação para auxiliar empreendedores e empreendedoras que estão preparados para superar os obstáculos no caminho para o sucesso no mercado da beleza.
Se você ou a sua camada de gestão precisa conhecer novos caminhos para impulsionar o negócio a novos patamares, confira os eventos da Beauty Fair. A maior feira de beleza das Américas não apenas em números, mas também em ações para fomentar o crescimento do setor de beleza.