A imagem mostra dois barbeiros sorrindo e conversando de forma descontraída dentro de uma barbearia de estilo rústico. Ambos usam aventais profissionais e parecem estar em um momento de camaradagem, sugerindo parceria, amizade ou até mesmo uma relação saudável de concorrência no setor.

Já agradeceu seu concorrente hoje?

Pode parecer estranho, mas ele talvez seja a melhor coisa que já aconteceu com o seu negócio.

2 minutos de leitura

Deborah Huff

Por Deborah Huff

Especialista no mercado de beleza com 20 anos de atuação, jornalista com MBA em gestão da comunicação corporativa e Jornalismo Político, Gerente de Marketing da Beauty Fair e membro do comitê de conteúdo das Missões Internacionais.

Publicado em 03/07/2025 Atualizado Atualizado: 03/07/2025 às 14:24
Com pouco tempo? Experimente o resumo automático.
A presença da concorrência, longe de ser uma ameaça, é uma oportunidade para o crescimento e inovação no seu negócio. A pressão competitiva força os empreendedores a abandonarem a zona de conforto, permitindo a evolução de produtos e estratégias, além de refletir o amadurecimento do mercado. Em vez de temer a competição, é essencial enxergá-la como um desafio que inspira melhorias e diferenciação, contribuindo para um desenvolvimento contínuo. A verdadeira vitória não está em superar os concorrentes, mas em superar a si mesmo.
Resumo supervisionado por jornalista.

Sim, você leu certo. Agradeça.
Não pela pressão. Mas pelo movimento.
Porque se não fosse ele, talvez você ainda estivesse:

  • Entregando o mesmo produto, do mesmo jeito.
  • Repetindo estratégias ultrapassadas que “sempre funcionaram”
  • Ignorando sinais claros de que o comportamento do seu cliente mudou.

Sem concorrente, a zona de conforto viraria rotina. Com concorrente, você é forçado a sair do automático. E isso não é uma ameaça, é um presente disfarçado de incômodo.

“A concorrência é o sinal de que há algo de importante em jogo.”
Seth Godin, Purple Cow, 2003

A lógica da comparação constante, do medo de perder mercado, da obsessão por “ser o único”, nasce de uma mentalidade de escassez.Mas quem cresce, pensa diferente. Quem cresce, pensa em abundância.

“Os concorrentes te forçam a ser melhor. O problema não é ter concorrência. O problema é não ter diferenciação.”
Simon Sinek, Start With Why

Pensa comigo:

  • Se tem mais gente oferecendo o que você faz, é porque o mercado está amadurecendo.
  • Se tem gente fazendo melhor, é porque ainda dá para melhorar.
  • E se tem gente copiando, parabéns: você provavelmente está no caminho certo.

Agora, se você vive olhando para os lados, preocupado com o que o outro está fazendo, vai se esquecer de olhar para cima,onde está a visão que só você pode construir.

Concorrência te tira da mesmice, te obriga a aprender mais, ouvir mais, inovar mais.Sem ela, você estagna. Com ela, você cresce.

“A concorrência perfeita é o inimigo do lucro. Os lucros reais vêm da criação, não da competição.”
Peter Thiel, Zero to One, 2014

É isso mesmo: seu crescimento real não está em vencer o outro. Está em vencer o antigo você. E, cá entre nós, se você realmente quer criar algo único, vai ter que aceitar a presença dos outros no jogo. Eles estão aí para desafiar, inspirar, provocar.

Você escolhe se se sente ameaçado… ou energizado.

Da próxima vez que for reclamar do seu concorrente, pergunte: ele está te roubando espaço ou te fazendo crescer?

Se essa provocação fez sentido, compartilhe com aquele amigo que ainda vê o concorrente como inimigo. Talvez ele só precise mudar o foco.