Recentemente, o CEO do Grupo Laces, Itamar Cechetto, divulgou sua meta para os próximos cinco anos: “Atualmente, o produto corresponde a 30% da nossa receita. O objetivo é que a gente inverta, tornando o produto 70% e o serviço, 30%. A exportação e o canal Bioma serão os aceleradores desta transição”. Para entender melhor essa matemática, NEGÓCIOS DE BELEZA conversou com o diretor de produtos do Grupo, Felipe Gonçalves, que disse: “Para ampliar o alcance dos nossos produtos, temos dois caminhos. Podemos abrir mais salões próprios, o que exige um investimento muito alto, ou expandir por meio dos Biomas, que são os nossos licenciados. Optamos por essa segunda via, mais escalável e estratégica”.
Para tanto, o executivo explicou que a empresa está transferindo seu know-how para esses licenciados, transformando os salões para expandir o universo Laces, a sua filosofia, serviços e produtos. “Em outras palavras, estamos aumentando a escalabilidade dos cosméticos. A partir disso, os Biomas também passam a comercializar mais produtos, gerando um aumento de receita para o negócio e ampliando o impacto da nossa marca”, completou ele.
Vale lembrar que o Bioma é um projeto que transforma salões convencionais em espaços de beleza limpa e hoje já conta com 57 unidades espalhadas pelo Brasil.
Estratégia de crescimento
Segundo Felipe Gonçalves, este novo modelo de negócio vai gerar valor para toda a cadeia. “Ele permite que a filosofia Laces chegue a muito mais pessoas, de forma consistente e sem demandar um grande investimento de capital próprio. Em vez de construir novos salões, formamos esses parceiros – levamos educação, ensinamos nossos métodos e a forma de fazer do Laces. Eles prestam o serviço ao cliente final e, ao mesmo tempo, se tornam multiplicadores da nossa filosofia e canais de venda dos nossos produtos”, esclareceu o diretor.
Expansão internacional

Para ajudar a atingir as metas estipuladas, o Grupo Laces acaba de fechar uma parceria com a rede de lojas Pluri, empresa líder no setor de beleza e cosmética profissional em Portugal. Os produtos da marca já podem ser encontrados em mais de 100 pontos de venda; e até o fim deste ano será inaugurado o primeiro Bioma Salon, isso em Lisboa.
O portfólio da companhia conta com mais de 300 itens para os cabelos, divididos entre as marcas Cris Dios Organics, LCS e C/Alma, todos produzidos em fábrica própria certificada orgânica desde 2015. “Sabemos que o Brasil enfrenta muitos desafios, mas nenhum deles é maior que a nossa potência. É nela que acreditamos e é essa riqueza que levamos ao mundo. Nossa essência está na valorização da biodiversidade brasileira, na ciência natural e no saber que atravessa gerações. Estamos prontos para mostrar que nosso país é, sim, sinônimo de excelência e valor agregado”, reforçou a fundadora do Laces, Cris Dios.
