Em uma parceria inédita, o Museu do Louvre, em Paris, e o Grupo L’Oréal realizam a mostra De toutes beautés, ou, De todas as belezas, que acaba de ser aberta ao público e segue assim até março de 2027. A mostra conta com 108 obras de arte que abrangem mais de 10 mil anos de história e ajudam o visitante a compreender e decifrar a beleza, suas práticas, representações e seu papel desde a pré-história e nas diferentes culturas. “Há no nosso propósito, na ideia de criar a beleza que move o mundo, essa vontade de democratizar e narrar a beleza, a sua pluralidade, o seu papel desde que a humanidade existe”, diz o CEO do Grupo L’Oréal, Nicolas Hieronimus. “O Louvre é um lugar onde aprendemos sobre a diversidade da beleza, a história do mundo, uma verdadeira escola de ver. O diálogo com a expertise das equipes da L’Oréal em beleza nos permite chegar aos nossos visitantes através de um nova narrativa”, completa o diretor-presidente do museu, Laurence des Cars.
Visita online
Com o objetivo de compartilhar a exposição com o maior público possível, foi criado um site e um QR code para que se possa ver a mostra de qualquer lugar do mundo. Além de imagens, a imersão é enriquecida com áudios em que as obras e os objetivos falam por si mesmos, em primeira pessoa. Esse recurso permite, por exemplo, entrar na intimidade da princesa egípcia Nefertiabet, para quem os produtos de beleza eram preciosos, e do deus Mercúrio Richelieu, a personificação da perfeição grega.
No início de 2025 uma webserie, coproduzida pelo Louvre e pelo Grupo L’Oréal, complementará o passeio.