Justificando preocupação com a segurança nacional, juízes norte-americanos deram duas opções à ByteDance, controladora do TikTok: ou a rede social é vendida à uma empresa dos Estados Unidos ou o app será banido das lojas daquele país até 19 de janeiro de 2025. Apesar de muita coisa ainda pode acontecer até lá e também depois da batida do martelo, devido às leis que envolvem esse tipo de processo, marcas de beleza e agências já estão se preparando com duas estratégias, uma com o TikTok e outra sem.
Tamanha preocupação faz sentido, já que em 2023 o TikTokShop se tornou o oitavo maior varejista dos EUA, de acordo com a NielsenIQ. Além disso, existem cerca de 170 milhões de usuários mensais do TikTok nos EUA e, segundo a Mintel, pelo menos 40% dos adultos usam o aplicativo diariamente. Isso sobe para 65% para os que têm entre 18 e 34 anos.
Planos de ação
Pegando carona em uma reportagem da Glossy, que entrevistou executivos de beleza, profissionais de marketing e líderes de agências que atuam nos Estados Unidos para entender como eles pretender agir se e quando a decisão entrar em vigor, compilamos algumas das ideias apontadas a título de reflexão:
- Alguns entrevistados disseram que se o TikTok ficar inoperante as marcas vão realocar seus orçamentos em outras plataformas, como a Meta, proprietária do Instagram e do Facebook, e o Google, detentor do YouTube. Faz sentido, já que uma pesquisa de maio de 2024 feita pela Fohr, plataforma de talentos e empresa de marketing focada em microinfluenciadores, mostrou que 7 em cada 10 criadores disseram que veem o Instagram como o melhor lugar para mover seu público se o banimento do TikTok ocorrer e 2 em cada 10 apostam as fichas no YouTube.
- Há uma ideia comum de que a proibição prejudicará principalmente pequenas marcas independentes de beleza e criadores de conteúdo; e que grandes varejistas, como a Sephora e a Ulta, provavelmente não serão impactados.
- Já há marcas tomando providências práticas em torno desse momento: algumas que solicitavam às agências a produção de vídeos para o TikTok ou uma combinação de TikTok e Instagram começam a optar apenas por vídeos para o Instagram.
Ideias postas, agora é esperar para ver que rumo essa situação irá tomar e o impacto no mercado de beleza.