Natura é líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina

Levantamento do Euromonitor mostra ainda que Brasil representa quase metade do setor de cosméticos da Latam.

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Imagem: Divulgação
Por Shâmia Salem em 30/04/2025 Atualizado: 30/04/2025 às 20:08
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Um estudo do Euromonitor revela que a Natura liderou o mercado de beleza e cuidados pessoais na América Latina em 2024, com uma receita bruta de R$ 31,2 bilhões e um crescimento de 8,1% na região, superando o crescimento do mercado de 4,3%. No Brasil, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 18%, em comparação ao mercado nacional que cresceu 10%. A marca se destacou especialmente na perfumaria, onde ocupa uma posição de destaque global, e no segmento de skin care, com lançamentos voltados para a diversidade, como a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, que atende às necessidades específicas da população negra.

Resumo supervisionado por jornalista.

Um recente estudo do Euromonitor apontou a Natura como líder no mercado de beleza e cuidados pessoais na América Latina, isso com base em dados referentes ao ano completo de 2024. Nesse período, a companhia teve uma receita bruta de R$ 31,2 bilhões e um crescimento de 8,1% só na América Latina, quase o dobro do mercado na região, que foi de 4,3%. No Brasil o crescimento foi ainda maior, chegando a 18%, enquanto o mercado nacional cresceu 10%, com a marca se mantendo à frente dos demais players no país – crescimento calculado em dólares para a América Latina e em reais para o Brasil.

Números alcançados 

Em 2024, o grupo Natura teve uma receita bruta de R$ 31,2 bilhões na América Latina. No mesmo período, o GMV (Gross Merchandise Volume) gerado na região foi de R$ 48 bilhões. Por ser uma empresa listada, as receitas da companhia são reportadas ao mercado sempre de forma transparente e consistente, conforme a legislação. O GMV, métrica reportada ao Euromonitor para fins de comparação, faz apenas referência ao valor total das mercadorias vendidas. 

Crescimento consistente 

“A marca Natura vem apresentando uma expansão consistente ao longo do tempo e em 2024 teve um desempenho excelente no Brasil, crescendo acima do mercado e ganhando participação. Esse resultado foi impulsionado por lançamentos relevantes de produtos, uma performance excepcional da nossa perfumaria, e crescimento em todos os canais, que incluem a venda direta, e-commerce e varejo, com abertura de uma loja no país a cada dois dias úteis”, destaca o vice-presidente de negócios de Natura e Avon Brasil, Agenor Leão.
 

Destaque na perfumaria 

Ainda de acordo com a Euromonitor, a Natura está entre as cinco maiores marcas do mercado global de fragrâncias, disputando com grandes maisons internacionais. Na América Latina, a perfumaria representa a maior participação do setor de cosméticos e a Natura ocupa a primeira posição do segmento na região, se destacando por suas criações inéditas e autorais. “A Natura se mantém em um caminho de sofisticação e qualidade por combinar ingredientes sul-americanos — muitos deles criações exclusivas patenteadas — com notas olfativas já reconhecidas no mercado internacional”, explica a CMO de Natura e Avon e head de inovação, Tatiana Ponce. 

Sucesso também no skin care 

A Natura ocupa também a primeira posição em skin care, em que se consideram as categorias de corpo e face. A marca recém lançou a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, especialmente voltada para peles pretas e pardas. O lançamento concretiza o potencial da diversidade para a criação e fortalecimento de negócios sustentáveis ao reconhecer as necessidades específicas de bem-estar e cuidados pessoais de mais de 55% da população brasileira. Os produtos foram desenvolvidos a partir de um estudo abrangente sobre o bem-estar da população negra, unindo ciência e tecnologia prebiótica para fortalecer a barreira cutânea, promover hidratação prolongada e contribuir para a uniformização do tom da pele.