Nascida em 2021 em Portugal, a startup sheerME acaba de desembarcar no Brasil e também dá seus primeiros passos na Espanha. Seja qual for o país, a missão é sempre a mesma: oferecer um acesso fácil para agendamentos e pagamentos on-line de serviços de beleza, bem-estar e fitness através de um aplicativo e integrações com plataformas como Google e Meta (que inclui Facebook, Instagram e WhatsApp) – aqui, a sacada é permitir que o consumidor consiga marcar o que precisa fazer sem sair dos ambientes em que normalmente navega. Para ter ideia, em Portugal já são mais de 100 mil usuários e mais de 2,5 mil estabelecimentos comerciais do setor, oferecendo cerca de 150 mil serviços.
Além da facilidade e praticidade de acesso, o usuário ganha benefícios em uma carteira digital para descontar em marcações futuras, mesmo que o serviço de cabeleireiro, barbeiro, estética, spa, academia, estúdio de pilates etc não seja realizado no mesmo estabelecimento da última vez.
Outros destaques do app são as funcionalidades sociais, entre elas a Feed sheerME, em que os usuários podem criar a própria comunidade e obterem benefícios na carteira digital cada vez que houver interação com a plataforma; e a sheerME Benefits, que permite às empresas depositarem
créditos na carteira virtual de seus colaboradores, como um subsídio de bem-estar.
Acompanhe a seguir a entrevista exclusiva realizada com os fundadores do app, a brasileira Karly Alves Ribeiro, o português Miguel Alves Ribeiro e o moçambicano Shakil Satar.
Há números que mostrem ao empreendedor brasileiro que é vantajoso cadastrar o seu negócio de beleza, bem-estar ou fitness no sheerME?
Mais de 85% dos serviços de beleza e bem-estar precisam de ser agendados, porém, menos de 10% desses serviços estão disponíveis para ser agendados on-line com confirmação imediata. A sheerME vai ao encontro das necessidades reais dos consumidores que ficaram altamente digitalizados depois pandemia, facilitando os agendamentos e pagamentos on-line a milhares de serviços de beleza e bem-estar num só app, que podem usar a qualquer dia, qualquer hora e qualquer lugar, esteja a pessoa no Brasil, viajando à Portugal ou tirando férias na Espanha. E tudo isso sempre com confirmação imediata e ganhando cashback.
Para os comerciantes, a sheerME ainda ajuda a aumentar o seu negócio, levando 42% mais novos clientes ao estabelecimento, aumentando em 31% o ticket médio e em 25% a frequência de agendamento, além de reduzir as não comparências em 90%.
Quais outros ganhos o empreendedor tem com o app?
A sheerME é um super app para o consumidor, que pode encontrar, agendar e pagar todos os serviços de beleza e bem-estar que precisa, com
apenas 3 cliques, a qualquer hora e em qualquer lugar. Para o empreendedor, oferecemos uma plataforma e app de gestão de agendamentos, pagamentos, staff, clientes, marketing e muito mais, sem custos fixos. Também ativamos a possibilidade do empresário receber agendamentos diretamente do Google, Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok e muitos outros parceiros tecnológicos de integração com a sheerME.
Quais os custos para o profissional de beleza e empreendedor de estar no app?
A sheerME não tem custos fixos, e todo o software e app são gratuitos. Nossos clientes só pagam comissões à sheerME sobre agendamentos que entrem pelos nossos canais de captação de negócio, que são o app sheerME do consumidor e os parceiros de integração, como o Google, o Facebook e o Instagram. Porém, todos os agendamentos inseridos pelos comerciantes não têm qualquer custo, nem a utilização da nossa sheerME PRO app ou plataforma web que será a ferramenta de gestão do salão sem custos.
Profissionais autônomos ou que têm pequenos negócios também podem aderir ao app?
Qualquer profissional independente, dono de salão, ou qualquer pessoa que preste serviços de beleza ou bem-estar, pode promover os seus serviços na sheerME e usar a sheerME PRO para gerir o seu negócio sem custos fixos.
Vocês precisaram fazer alguma adaptação no app para iniciar a operação no Brasil?
Não precisamos. Porém, a frequência de utilização de serviços de beleza e bem-estar aqui é 3 vezes mais do que verificamos em Portugal e 5 vezes mais do que na Espanha. Também verificamos que o Brasil é muito mais adepto das redes sociais, e estamos acelerando todos os desenvolvimentos de funcionalidades sociais, em que usuários podem compartilhar e ver as opiniões, fotos e vídeos de outros usuários, bem como todas as características de partilha e ganho para cada vez mais ganharem valor na carteira virtual a cada utilização, indicação ou partilhas das suas experiências.
Pode citar, por favor, alguns dos maiores estabelecimentos que já firmaram parceria com o sheerME?
No Brasil já temos mais de 1500 parceiros, com mais de 50 mil serviços disponíveis, e temos espaços como o Rom.Concept, em São Paulo, o Fil Hair & Experience, no Rio de Janeiro, e o Espaço Performance, em Salvador.