O que o varejo de beleza pode esperar da NRF Big Show 2025?

Inteligência artificial está no topo das discussões, mas o mercado de beleza também terá seu espaço.

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Deborah Huff

Por Deborah Huff

Especialista no mercado de beleza com 20 anos de atuação, jornalista com MBA em gestão da comunicação corporativa e Jornalismo Político, Gerente de Marketing da Beauty Fair e membro do comitê de conteúdo das Missões Internacionais.

Publicado em 07/01/2025 Atualizado: 07/01/2025 às 15:15

O que esperar de um evento com mais de 100 anos como a NRF BIG Show? Anualmente, executivos do varejo aguardam ansiosos as tendências que irão emergir dos palcos desse grande evento global. Isso porque ele se tornou um norteador importante no planejamento e condução dos negócios ao longo do ano.

Para quem não conhece, a NRF é o maior evento dedicado ao varejo que acontece sempre em janeiro, na cidade de Nova York. Brasileiros costumam pertencer a uma das “caravanas” mais numerosas do evento, mas há executivos do mundo todo.

Além de uma extensa área de exposição, com mais de 6 mil empresas de tecnologia apresentando soluções em logística, CRM, gestão de estoque e marketing, a programação de conteúdo é bastante esperada e concorrida.

Nesse ano, os participantes poderão acompanhar palestras de Tommy Hilfiger, fundador e principal designer da marca que leva seu nome, John Furner, Presidente e CEO do Walmart nos EUA, Brian Cornell, CEO da Target, David Solomon, CEO da Goldman Sachs, entre outros.

Tem brasileiro no lineup do evento. Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, sobe aos palcos pela 22ª vez para moderar um painel sobre inteligência artificial com Paulo Correa, CEO da C&A e Todd Garner, Chief Product Officer do Sams Club.

Mercado de beleza sobe ao palco

A atriz Tracee Ellis Ross estará presente e irá compartilhar sua jornada de Hollywood ao empreendedorismo, criando a PATTERN Beauty, uma marca global de sucesso dedicada ao cabelo texturizado. Ela discute a importância da inclusão e representação na beleza, além dos desafios de lançar uma marca autêntica e impactante. A palestra oferece insights sobre identidade, autoaceitação e a redefinição dos padrões de beleza.

Artemis Patrick, presidente e CEO da Sephora Norte América, compartilhará sua visão sobre como a marca se diferencia no competitivo mercado de beleza de prestígio. Ela aborda estratégias de curadoria de produtos, fortalecimento das lojas físicas e apoio ao crescimento das marcas. A palestra promete oferecer insights valiosos para profissionais do varejo que buscam expandir seus negócios e engajar consumidores.

Inna Larson, Vice-Presidente de Estratégia de TI da Ulta Beauty, maior varejista de beleza dos EUA, irá explorar como utiliza plataformas tecnológicas avançadas, integradas com IA, para otimizar operações, reduzir complexidade e transformar insights em estratégias de crescimento rápidas e eficazes. Em outro momento, líderes da Ulta Beauty discutem como seu programa de fidelidade, responsável por mais de 90% das vendas, permite personalizar experiências para os clientes.

Katie Welch, da Rare Beauty, se junta ao jornalista Dan Frommer para discutir as tendências de consumo para 2025.

Como membro do comitê de conteúdo da Beauty Fair, essa será minha sexta participação e tenho como missão captar as tendências e contribuir na tradução do que é relevante para o varejo de beleza no Brasil. Esse conteúdo será apresentado em primeira mão para um grupo das 30 maiores redes de perfumaria, no Vale do Silício, dia 15 de janeiro.

Observando a atrações confirmadas e apurando artigos de especialistas em varejo, podemos esperar o protagonista dos seguintes temas:

Varejo como mídia

Esse tema, já bem explorado em 2024, promete retornar esse ano com cases práticos. Estar próximo do momento de decisão de compra, de maneira segmentada, sempre foi objetivo dos anunciantes e o varejo tem todos os elementos para ser esse grande parceiro da indústria.

Uma loja que também vende

A partir do conceito “everywhere commerce” ou varejo em qualquer lugar, o conceito de loja física tem ganhado atenção especial nos últimos anos. A loja será repensada como um “espaço de destino”, com experiências conectadas às redes sociais e espaços Instagramáveis, oferecendo mimos especiais aos clientes.

Feito para mim

Em um mercado saturado por mensagens, a inteligência artificial generativa será usada para customizações profundas de conteúdo para criar lealdade e engajamento. CRM, mapeamento da jornada do cliente, múltiplos canais de relacionamento, integração do on e off estão nessa pauta.

Longevidade, Saúde e beleza

Observamos uma crescente importância de tudo o que envolva esses temas – isso favorece imensamente o varejo de beleza! O principal fator determinante é o envelhecimento da população nas economias mais maduras.

Conexões e conteúdo

O varejo vai se voltar, definitivamente, para a cocriação com sua comunidade, fazendo uso de leveza e humor para fortalecer relações com os consumidores. O marketing acompanha essa transformação e se vale também da Inteligência Artificial para transformar os negócios de varejo em verdadeiras máquinas de conteúdo.

Orgulho regional

Há uma crescente valorização do local e da autenticidade, com consumidores buscando produtos que resgatem suas raízes culturais.

Pediu, chegou!

O varejo tem como desafio otimizar suas operações logísticas e serviços de entrega para, cada vez mais, atender à demanda por conveniência dos seus consumidores.

Era da Automação e IA

Uso da automação e inteligência artificial para liberar recursos e otimizar custos no varejo, buscando maior eficiência operacional. Agora veremos esse tema com cases reais e práticos para o backoffice,  logística, gestão de estoque e autonomia das equipes. Destaque para o Talk Show de abertura com Azita Martin, Vice-Presidente e General Manager de Varejo da Nvidia, umas das empresas que estão na vanguarda da aplicação de inteligência artificial.

A expectativa com essa edição da NRF Big Show é que ela seja mais pragmática e menos conceitual, com acesso a cases práticos e reais de como a inteligência artificial está moldando o varejo.