Profissionais de Beleza

Os 5 erros mais cometidos por donos de salão de beleza

Para te ajudar na empreitada de gestão, vamos te conduzir pelos 5 erros mais cometidos por donos de salão.

Donos de salão de beleza
Por Redação em 23 de junho de 2021

Por trás de uma história de sucesso de donos de salão de beleza, sempre vamos encontrar um equilíbrio entre o coração e a razão. Aquilo que fazemos com paixão costuma ser mais gostoso: lidar com os cabelos, unhas e peles.

No entanto, se você é dono de um estabelecimento beleza, deve saber que ser proprietário não é nada fácil e requer muito mais do que o conhecimento técnico e prático da profissão.

É preciso, também, investir nos aspectos racionais: trabalhar com planilha de custos, administrar uma carteira de clientes, contas a pagar, receber, marketing, etc.

Outra característica essencial para o crescimento está nas questões comportamentais. Qual é a sua postura? Com quem você busca se relacionar? Que mensagem você comunica ao seu público?

Grandes empresários da área subiram na carreira justamente por terem mentalidade à frente do seu tempo e exercerem comportamentos que se tornaram diferenciais.  Portanto, conheça profundamente o mercado e invista na sua educação para gestão de negócios.

Assim, para te ajudar nessa empreitada e facilitar sua jornada, vamos te conduzir para o que você NÃO deve fazer. Conheça os 5 erros mais cometidos por donos de salão.

1. Não entender perfeitamente o seu fluxo de caixa

Entender o fluxo de caixa é essencial, já que ele será responsável pela organização financeira da empresa. Sem esse método, não é possível calcular os recursos que entram e que saem do empreendimento.

Em muitos negócios, um erro fatal é a falta de acompanhamento correto das contas. Muitas vezes, ver seu faturamento aumentando não significa, necessariamente, que você está tendo mais lucro. Por isso, é preciso ficar de olho em cada ganho e cada gasto, assumindo uma postura detalhista com seu capital.

2. Donos de salão de beleza que não buscam conhecimento

Muitas vezes, os proprietários dos salões de beleza são excelentes tecnicamente. Ou seja, acumulam uma jornada de muitos elogios de clientes, empatia no atendimento e qualidade nos resultados dos serviços. No entanto, para seu negócio ir para frente, é preciso ainda mais.

A falta de conhecimento sobre gestão é um dos erros mais comuns dos donos de salão de beleza. Nesse sentido, é fundamental estar sempre em busca de aprendizado para poder administrar o seu negócio da melhor maneira possível. Assim, você poderá ter uma visão ampla e analítica de tudo que está acontecendo.

3. Finanças pessoais e empresariais misturadas

A confusão entre finanças pessoais e empresariais é muito comum, mas continua sendo um grande erro. É preciso se organizar e separar minunciosamente o que faz parte da sua conta pessoal e o que é próprio da empresa. Durante um período, procure ter um valor fixo em mente para sacar no final do mês, mesmo que seu faturamento tenha aumentado. O restante do dinheiro pode ser usado para realizar outros investimentos no seu salão de beleza, melhorar o seu capital de giro, etc.

4. Deixar de usar as redes sociais a favor do negócio

Tudo está na internet! É muito fácil imaginar que, atualmente, quando alguém está procurando algum produto ou serviço, procura primeiramente nas redes sociais. Ainda mais se tratando de serviços de beleza, pois as pessoas querem ver imagens e vídeos dos resultados antes de marcar um horário.

Mesmo que você não tenha muitos seguidores, lembre-se que, muitas vezes, a cliente pode até não ter interesse em te acompanhar, mas ainda assim quer saber se você está ativo na área e se tem outros clientes. Portanto, use e abuse das redes sociais.