Os planos da Alfaparf Milano com a aquisição do Grupo Bioclean

Metas incluem exportar a marca de depilação Depil Bella para os mais de 120 países em que a companhia italiana está presente e expandir a penetração dos dermocosméticos Raavi no mercado brasileiro.

3 minutos de leitura

Imagem: Divulgação
Por Shâmia Salem em 28/03/2025 Atualizado: 28/03/2025 às 14:55
Com pouco tempo? Experimente o resumo automático.

A Alfaparf Milano, com 45 anos de atuação e presente em mais de 120 países, anunciou a aquisição da Bioclean, grupo dono das marcas Depil Bella e Raavi Dermocosméticos, tornando sua filial brasileira a maior operação da empresa, representando 14% da receita total. Com 27 anos de mercado, a Depil Bella é líder em depilação, enquanto Raavi se destaca por seus dermocosméticos sustentáveis. A integração permitirá otimizações operacionais e uma estratégia de expansão, incluindo a exportação dos produtos e o fortalecimento da presença das marcas no mercado brasileiro e internacional, mantendo a operação independente da Depil Bella.

Resumo supervisionado por jornalista.

Seguindo seu histórico robusto de incorporações globais de marcas com sinergia com seus negócios e atuação em mercados promissores, a Alfaparf Milano, presente em mais de 120 países e detentora de mais de 15 marcas e sete fábricas, sendo uma delas no Rio de Janeiro, anunciou a compra da Bioclean, grupo proprietário de Depil Bella e Raavi Dermocosméticos. Com isso, a filial brasileira passou a ser a maior operação da companhia italiana, com 14% da receita, o que reforça a relevância do Brasil em sua estratégia. 

Negócio promissor  

Com 27 anos de mercado, Depil Bella é líder no segmento de depilação e conta com um portfólio abrangente, que inclui produtos e acessórios para cuidados com a pele e pré e pós-depilação, atendendo tanto profissionais quanto consumidores finais. Já Raavi, que foi lançada em 2016, possui dermocosméticos que refletem os conceitos de clean beauty e beleza responsável, em relação a seu compromisso com a sustentabilidade. 

Sobre o Grupo Alfaparf Milano 

Com 45 anos de atuação e 25 de presença no Brasil, Alfaparf Milano é reconhecida pela alta performance de seus produtos e possui marcas nos segmentos de hair care, skin care, tech, pet e private label. Com a ampliação de seu portfólio a partir da aquisição de Bioclean, a italiana reafirma sua posição como uma das principais referências do mercado de  beleza, conforme esclarece seu diretor de marketing, Guilherme Gonçalves, nesta entrevista exclusiva; acompanhe.  

Há quanto tempo a Alfaparf Milano vem conversando com a Bioclean para a aquisição do grupo? 

As conversas duraram cerca de 1 ano, entre negociações e processos, para entender exatamente pontos e formatos da operação no pós compra. 

O que despertou o interesse da italiana Alfaparf Milano no grupo brasileiro Bioclean? 

Bioclean tinha duas empresas com áreas distintas de atuação da Alfaparf no Brasil, que são depilação e dermocosméticos. Além disso, o segmento de depilação associado à expertise e know-how do Brasil tem um grande potencial de visibilidade e crescimento nos outros países de operação da Alfaparf, que atualmente está presente em mais de 120 países, o que mostra seu grande potencial de exportação.  

Foi comunicado que, mesmo com a aquisição, a Depil Bella vai continuar operando de forma independente, mas agora de maneira integrada à estrutura global da Alfaparf. O que isso significa na prática? 

Significa que a operação em si do que já funciona será mantida, porém, serão integrados alguns processos para otimizá-la, como formato de distribuição, negociação com parceiros e clientes em comum, aumento de presença de mercado em clientes diretos, junção de alguns fornecedores, otimizando custos, integração de sistemas operacionais e verbas de investimento.  

Quais os planos para Depil Bella e Raavi? 

Um dos grandes focos para a Depil Bella é a exportação dos produtos, e aumento de penetração no mercado brasileiro em áreas que a marca ainda não atingia, mas que com a operação Alfaparf será mais viável. Também queremos dar mais visibilidade e capilaridade aos produtos Raavi. 

 Alfaparf Milano está presente em mais da metade dos países do mundo; a previsão é de que Depil Bella também chegue a todos estes lugares?  

A ideia é, sim, expandir a presença da marca nos países que o grupo já atua, que são mais de 120. Porém, ainda estamos nos processos burocráticos para viabilizar esta operação. Estando tudo certo, a previsão é que a exportação aconteça ainda este ano, ao longo do segundo semestre.  

Está correto dizer que a Depil Bella gera R$ 125 milhões em vendas anuais, o que dá à marca uma fatia de mais da metade do mercado de depilação no Brasil?  

A Alfaparf não compartilha informações sobre os números envolvidos nessa transação. Porém, temos informações que demonstram que a Depil Bella detém aproximadamente 60% do mercado de depilatórios brasileiro, fazendo com que a marca seja líder absoluta nesse segmento. Para 2025 e os próximos anos, os planos são de seguir trabalhando para expandir essa liderança, avançando e fortalecendo a marca em regiões onde ela apresenta grande potencial de crescimento. 

A aquisição de Depil Bella também traz o desejo de expandir ao alcance da Alfaparf entre os consumidores finais, que gostam de usar produtos profissionais no autocuidado em casa? 

Essa é uma das possibilidades, mas nosso objetivo maior é evidenciar o compromisso do grupo Alfaparf de investir no desenvolvimento do mercado de cosméticos profissionais (pele e cabelo), sempre atenta também às necessidades das consumidoras e ao dinamismo dos diferentes canais de distribuição. 

Depil Bella possui uma relação forte com seus consumidores, chamados depilovers, principalmente por meio das redes sociais, do educacional (tendo formado mais de 30 mil profissionais) e da presença da marca em grandes eventos do setor. Podemos esperar mudanças nessas ações e até mesmo novas atuações? 

Queremos manter este contato direto com o público e, claro, incentivar e estimular o crescimento da operação para as outras marcas do grupo, que também podem ser beneficiadas desta comunidade. O objetivo é que os consumidores continuem próximos da marca, sendo sua aliada como ferramenta e matéria-prima para a base do seu trabalho.  

Como estão os planos para Depil Bella e Raavi na Beauty Fair 2025, que acontece de 6 a 9 de setembro? 

A Beauty Fair é um marco para o setor de beleza, e é claro que iremos apresentar todas as novidades em produtos e lançamentos tanto de Depil Bella quanto de Raavi. Tudo em um espaço produzido com a mesma expertise e critérios do grupo Alfaparf.