Não é segredo que o brasileiro ama redes sociais. E essa paixão acaba de ser quantificada pela Brain, que realizou uma pesquisa em 14 cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Florianópolis, Campinas, Campo Grande, Fortaleza, Londrina e Caruaru. O levantamento trouxe números interessantes, como estes:
- O WhastApp é aplicativo mais usado por brasileiros de todas as gerações.
- O segundo queridinho é o Instagram – quando o recorte não leva em consideração a idade, 87% se dizem fãs do app, porém, esse número sobe para 90% quando o recorte é feito entre os que têm entre 21 e 34 anos.
- Na sequência estão o Facebook (42%) e o YouTube (16%), que são os aplicativos preferidos de quem tem entre 35 e 64 anos.
- 94% dos brasileiros usam as redes sociais diariamente, 4% acessam apenas algumas vezes por semana e 2% com menos frequência.
- As redes sociais são usadas para diversos fins, sendo o principal deles para manter contato com familiares e amigos (77%), um uso que é mais intenso entre os 65 e 71 anos de idade. O entretenimento vem em seguida (51%), especialmente entre os mais jovens, enquanto o acesso a informações sobre produtos e serviços (46%) foi mais citado por quem tem de 35 a 44 anos. Os usos menos citados foram compartilhamento de opiniões e experiências (17%) e trabalho (11%).
Redes sociais das marcas
A pesquisa da Brain também trouxe dados relevantes sobre o comportamento do consumidor com os perfis das empresas nas redes sociais, entre eles:
- Somente 29% dos entrevistados disseram se comunicar com frequência com as empresas nas redes sociais, 26% contaram que se relacionam às vezes, 23% raramente e 22% nunca.
- 49% nunca visualizam nem interagem com influenciadores digitais ou figuras públicas nas plataformas das marcas. Porém, essa interação aumenta quando o recorte é feito entre pessoas mais jovens.
- Em relação ao e-commerce, 4% dizem comprar diariamente pela internet e 31% fazem compras pelo menos uma vez por mês. Entre esses dois grupos, 15% afirmam confiar bastante em comentários online sobre produtos e serviços, 38% contam confiar um pouco e 15% não confiam. Vale destacar que 24% dos entrevistados não costumam comprar online.